5

Barbara Moseley

A primeira vez que eu vi o vídeo The Hardest Part, há mais ou menos 5 anos, fiquei chocada em ver aquela velhinha, Barbara Mosely, de 84 anos, fazendo tantas estripulias.
O clipe ficou incrível. Coloca ColdPlay em segundo plano da atração, pois as estrelas são Barbara e Spencer.
A canção combinou muito com o momento. Deixa uma certa tristeza na gente, por termos que perder pessoas assim, como Barbara, que ao tempo da montagem do clipe, já havia falecido há quase 10 anos.





Coldplay recuperam ginasta com 84 anos
Texto de Miguel Azevedo


Ela é esparregatas, loopings, saltos, pinos, flick-flacks, rodas. À primeira vista parece apenas um bom trabalho de caracterização ou montagem, mas a verdade é que a senhora que no vídeo ‘The Hardest Part’, dos Coldplay, é tratada como um verdadeiro boneco de borracha por um jovem musculado com idade para ser seu bisneto tem mesmo os anos de vida que aparenta: 84, para sermos mais precisos. Sem truques de bastidores, sem maquilhagens e sem... ciática.

A única montagem feita foi mesmo para a vídeo, uma vez que Barbara Moseley e o seu jovem parceiro, Gene Spencer, de 25 anos, não dançam ao mesmo tempo que a banda toca a sua música, como parece acontecer na realidade.


Os dois planos ocorrem com uma desfaçatez temporal de 16 anos. A performance dos ginastas foi gravada em 1990, enquanto o videoclip dos Coldplay viu a luz do dia em 2006.


Inevitabilidade do destino, Barbara faleceu há uma década, e se fosse viva teria completado agora 100 anos. Por ironia, tornou-se na imagem mais forte de ‘The Hardest Part’, a ‘parte mais difícil’, quando para si tudo parecia muito fácil.

A performance de Barbara e Spencer, capaz de tirar o fôlego a qualquer vertebrado, foi registada em 1990 em Miami para um programa matinal de televisão e repescada por Mary Wigmore, a realizadora dos Clips da banda Coldplay. Quando ela viu o filme não teve dúvidas que estava perante “um elemento central único para um vídeo de música”. Uma coisa leva à outra e o filme nasceu.

Durante mais de quatro minutos, Barbara, à mercê do jovem Spencer – que, na altura, tinha menos 56 anos de idade – mostra não ter qualquer vestígio de reumático ou espondilose, quase dando a ideia de ser uma jovem bailarina. Puro engano. É precisamente nos planos mais aproximados que o aparente loiro se transforma em cabelo branco e o moreno dá lugar à rugosidade da pele.

Barbara tanto é jogada ao ar qual papagaio de papel como atirada pelo chão como um pião. Pelo meio vai cortando a respiração a quem assiste. As imagens do público são também da altura. De resto, uma das particularidades do vídeo reside na perplexidade com que as pessoas assistem aos números da insólita dupla de ginastas, algumas fechando os olhos e virando a cara, como se os dois estivessem a dançar numa jaula de leões.

Consta que Barbara e Spencer passaram vários anos a fazer demonstrações do género por vários países. Foi um produtor norte-americano que os viu e os convidou um dia para gravarem uma demonstração para o programa ‘Attitudes’, na altura exibido num dos muitos canais de televisão norte-americanos.
Desconhecida por muitos dos que acompanham o mundo do desporto, Barbara Moseley ainda hoje é referenciada e tida como um exemplo por diversas associações de atletas veteranos em todo o mundo.




Barbara Moseley morreu em 1996. 
Se estivesse viva a época do vídeo, teria completado cem anos.

5 comentários:

  1. Há muitos anos conheço o videoclipe e a canção. Estuoenda performance de Bárbara e Spencer. E eu achando que era montagem (não deixa de ser, kkk)... Linda canção, lindo videoclipe.

    ResponderExcluir
  2. Hahaha, uma montagem fofa mas o vídeo clipe é isso mesmo! :)

    ResponderExcluir
  3. Fantástico.. parabéns Bárbara..rip

    ResponderExcluir
  4. E eu que só esse ano (2017) que vim descobrir a historia por trás desse videoclipe... Achei muito interessante.

    ResponderExcluir

Atenção: Caso tenha blog, deixe o endereço do link sempre que comentar. Assim, todos os outros leitores curiosos podem visitar sua página.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Quando você comenta, me deixa muito feliz! Sua opinião é muito importante.
Tanto que vou até cantar uma canção: Você é lindo (a), mais que demais, você é lindo (a) sim, onda do mar.... (lá, lá, lá, láaaaaaa)

Pin It button on image hover