0

Gnossienne n°1

Há mais ou menos 3 anos atrás, ao visitar o site de meu artista predileto Ray Caesar, ou vi uma música (tocada toda em piano) que me tocou o coração.
A música iniciava-se automaticamente, por uma vitrola linda que tem no site. O problema é que não havia em nenhum lugar na página, o autor da canção.
Tive que gravar uma parte da música  usando o computador, mas nunca soube de quem era para poder encontrar a obra completa.
Hoje de manhã, mexendo nas minhas pastas musicais, encontrei o trechinho que eu havia gravado da música no site e suspirei, porque havia se passado tanto tempo, e eu não tinha a encontrado.

Mas pensamentos materializam coisas.
Hoje mesmo, enquanto eu estava procurando filmes pra baixar e assistir no final de semana, encontrei um longa chamado "O Despertar de uma Paixão". Desconfiada de que o filme seria ruim, eu entrei no canal de Youtube e comecei a assistir o começo do filme.
Como todo romance, o filme estava demorando na apresentação e enquanto o vídeo logava, fui olhar outros sites. Quando de repente, eu ouço a canção!!!!
Fiquei perplexa!!!

Sim, a música estava tocando no vídeo do youtube, no filme que eu deixei logando, "O despertar de uma paixão"! Bem no início do filme, uma mulher adentra em um salão de festa e adivinhem o que está tocando?? A minha canção!
Corri pra pesquisar a trilha sonora do filme e qual não foi minha surpresa ao ver que minha música era a segunda da trilha.


A música se chama Gnossiennes e é do compositor compositor francês Erik Satie.
"Gnossienne" é o nome dado a várias peças para piano do compositor, no final do século 19.
A música que gosto é a número 1. Mas existe Gnossienne 2, 3, 4....

Não se sabe ao certo a origem da palavra. Na verdade o compositor a inventou.
A palavra parece ser derivada de " gnosis ".  Satie foi envolvido em gnose, seita e movimento que ele seguia no momento em que ele começou a compor a Gnossiennes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Caso tenha blog, deixe o endereço do link sempre que comentar. Assim, todos os outros leitores curiosos podem visitar sua página.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Quando você comenta, me deixa muito feliz! Sua opinião é muito importante.
Tanto que vou até cantar uma canção: Você é lindo (a), mais que demais, você é lindo (a) sim, onda do mar.... (lá, lá, lá, láaaaaaa)

Pin It button on image hover