2

Metas de Ano Novo

Muitas pessoas criticam as famosas promessas de ano novo, porque dizem que são meras palavras ao vento e que ninguém as cumprem. Eu já olhei com um certo receio a esta atitude, de virar para o céu cheio de fogos de artifício, na virada do ano novo e fazer promessas que são sempre proteladas e até esquecidas ao longo do ano. Mas o problema não está nas promessas ou no ato de estabelecer prioridades. Alíás, penso que esse é um ato muito bonito e seria algo extraordinário se tivéssemos a perseverança de cumprir nossas promessas de fim de ano.
Por isso, comecei há mais ou menos 3 anos, a estabelecer promessas de ano novo. Todo início de ano, quando eu compro minha agenda, escolho 3 coisas para eu realizar e escrevo na primeira página da agenda.

Troquei a palavra "promessa", por "meta". Porque promessa é algo que ao meu ver, já pesa muito no incosciente e considerar isso é extremamente relevante. Carregue consigo apenas palavras leves, porque elas exercem uma forte influência em nossa mente. A palavra "promessa" é algo que se eleva a santidade, algo que, se não for cumprido, você poderá ser inclusive excomungado! E só de pensar nisso, a gente desiste! Suahsuahsuahsau! Tenso!

A meta, é seu foco. Saber a meta, é saber para onde se quer ir. E ao invés de passar mais um ano perdido por aí, a mercê da sorte e do destino, você traça seu caminho, em busca da sua meta.


Escolha poucas metas. Há quem faça uma lista de 13 a 20 itens, mas acabam por não realizar nenhuma. Por isso, particularmente, eu sempre escolho 3 metas: primeiro, porque eu adoro esse número, acho ele tudo de bom! O três sempre dá certo pra mim (mas só porque acredito), mas podia ser 2 ou apenas uma.

Hoje eu estabeleci uma das minhas 3 metas: me livrar de todas as pessoas que me machucam e que eu não consigo, por algum motivo, deixar, ou porque eu dependo delas, ou porque não tenho outra escolha. E isso eu farei em todos os campos de minha vida: profissional, familiar e no campo do afeto.
Me livrarei de uma vez por todas, nem que para isso, eu tenha que morar na Argentina e mudar meu nome pra Tchica de la Silva!!!! 

As outras duas eu ainda não estabeleci e provavelmente, estas eu não poderei contar. 


Saiba Estabelecer Metas


Eis aqui, um exemplo de metas de ano novo que já nascem para o fracasso. Estabelecer metas desnecessárias ou usar esse recurso para tentar cumprir comportamentos que se leva anos para aprender  ou se habituar é ridículo.
A meta deve ser útil e necessária. E não deve ser confundida com atitudes que a gente precisa de anos pra desenvolver, como comer menos, ser paciente ou fazer exercícios habitualmente.



É mais fácil você conseguir viajar para o exterior do que conseguir comer menos aquilo que você adora comer, como chocolates por exemplo. Porque comer menos, fazer exercícios com habitualidade, ou mudar o comportamento, são atitudes que devem ser sempre trabalhadas durante nossos anos de vida. São metas genéricas e cujo os efeitos verdadeiros são alcançados a longo prazo, pois precisam de uma mudança não só de atitude, mas espiritual. 

O item 11 da lista diz: "Não se preocupar tanto". Você não pode simplesmente dizer para seu coração ou para sua mente: "Não se preocupe tanto". Não se preocupar demasiadamente, requer uma mudança contínua, requer experiência de vida e um esforço cujo resultado pode se levar anos para alcançar. Colocar como meta "não se preocupar tanto", é o mesmo que querer ir as Olimpíadas de 2014 no ano de 2013.

Estabeleça metas que possam ser cumpridas no prazo de um ano e que dependa unicamente de você. Por exemplo, na minha agenda de 2011, eu estabeleci 3 metas simples, mas todas foram realizadas:

1. Passar no Exame da OAB
2. Montar meu escritório
3. Reduzir meus gastos em 30%

Perceba que, para realizar tais metas, eu não precisava ter a sabedoria espiritual do Paulo Coelho ou ser mais paciente que a Madre Tereza de Calcutá.

Espero que meus amáveis leitores possam estabelecer suas metas, acreditando, fielmente, que elas podem ser cumpridas. Acreditar é essencial, é o segredo do negócio. Assim como ninguém pode te achar bonito, se você mesmo se acha feio, ninguém acreditará nas suas metas, se você mesmo, não confia que possa realizá-las. É simples assim!




2 comentários:

  1. eu nunca entendi bem as promessas
    concordo com isso de metas, mas nem faço metas ou promessas, se por para fazer algo, que não seja apenas por promessas feitas embaixo dos fogos

    ResponderExcluir

Atenção: Caso tenha blog, deixe o endereço do link sempre que comentar. Assim, todos os outros leitores curiosos podem visitar sua página.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Quando você comenta, me deixa muito feliz! Sua opinião é muito importante.
Tanto que vou até cantar uma canção: Você é lindo (a), mais que demais, você é lindo (a) sim, onda do mar.... (lá, lá, lá, láaaaaaa)

Pin It button on image hover