2

A arte de Romero Britto

Hoje minha amiga Jana me falou de um artista brasileiro, super mara e famoso, principalmente no exterior. O nome dele é Romero Britto. Quis falar dele aqui no Tromba porque achei maravilhoso termos um artista, um pintor sendo tão respeitado no exterior. Nós também temos que tomar conhecimento e glorificar, porque a arte dele é inusitada e muito linda.


Só pra constar, Romero Britto, aos 14 anos vendeu seu  primeiro quadro à OEA ( Organização dos Estados Americanos). Desde jovem, enxergava na pintura uma forma de esperança à vida dura que tinha. Estudou em escolas públicas e aos 17 anos, ingressou na Universidade Católica de Pernambuco para estudar  Direito. 
Mas sabiamente, não trocou a arte pela vida sofrida de advogar no Brasil.
Quando chegou aos EUA para trabalhar, tentou mostrar sua arte em galerias famosas. E agradou  muito!


Britto alega ter criado seus quadros para invocar o espírito de esperança e transmitir uma sensação de aconchego. Suas obras são chamadas, por colecionadores e admiradores, de “arte da cura”. 
Suas telas começaram a ser requisitadas, e tornou-se predileto entre as celebridades. Seu estilo pop de expressar cores vivas e traços fortes em suas telas chegou ilustrar diversas campanhas publicitárias, incluindo uma peça da vodka Absolut.



Crítica

Muitos especialistas o criticam por ser um autor de obras de grande apelo comercial. A textura de suas telas é similar à da gráfica: 

"Embora bem-intencionado, os resultados estéticos são bastante discutíveis (isto na opinião de alguns), pois, analisando suas obras com olhar crítico e imparcial, o que encontramos é uma diluição repetitiva e pouco original dos pressupostos da pop art como preconizados por Andy Warhol e Robert Rauschenberg, aos quais mistura certos cacoetes estilísticos típicos da arte gráfica das histórias em quadrinhos." ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Romero_Britto)

Apesar da oposição, O artista foi convidado pela terceira vez consecutiva para ser um palestrante do World Economic Forum; recebeu convite para fazer a abertura do Super Bowl XLI com o Cirque du Soleil, e ainda para criar a prestigiada coleção de selos postais para a ONU, além de inúmeros outros convites. 

Embora não seja prova da qualidade estética da obra do pintor, isso evidencia que Romero Britto está presente nas mais preciosas coleções particulares, sendo sempre requisitado pelas maiores empresas do mundo, às quais incorpora sua arte e assim traz visibilidade às marcas, tais como Absolut, Disney, Movado, Pepsi, Evian, Microsoft e Audi. 

Hoje Romero possui duas galerias, uma localizada em Miami Beach, na famosa Lincoln Road, e uma belíssima e moderna galeria projetada pelo arquiteto João Armentano, localizada na badalada Rua Oscar Freire, n. 562, no coração dos Jardins. Em São Paulo cidade Em 2012, foi pela primeira vez, homenageado por uma escola de samba: A Renascer de Jacarepaguá que contou a vida do artista em sua estreia no Grupo Especial com o enredo "Romero Britto, o artista da alegria dá o tom na folia". A escola abriu o Carnaval do Rio de Janeiro de 2012, sendo a primeira escola a desfilar no domingo de carnaval.

O artista não mora mais no Brasil (será porque né?) Reside em Miami com sua esposa norte-americana.



E pra quem quer dar um presente super bonito, criativo e charmoso, que tal esse gatinho lindo aqui, do artista? Quem não amaria ganhar um mimo desse? 

Escultura de Gato "Royalty Cat" - Romero Britto - 14cm
Valor: R$93,10


Beijos, Bechos e Pan!



2 comentários:

  1. Ajudou muito para meus trabalhos de escola !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que a matéria tenha colaborado com seu trabalho! :)

      Excluir

Atenção: Caso tenha blog, deixe o endereço do link sempre que comentar. Assim, todos os outros leitores curiosos podem visitar sua página.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Quando você comenta, me deixa muito feliz! Sua opinião é muito importante.
Tanto que vou até cantar uma canção: Você é lindo (a), mais que demais, você é lindo (a) sim, onda do mar.... (lá, lá, lá, láaaaaaa)

Pin It button on image hover