2

O Monte Cinco

Já tem um tempão que terminei o Monte Cinco e nada de comentar sobre o livro aqui pra vocês. Já terminei O Segredo e já comprei meu próximo livro, Cinco tons de Cinza (depois a gente comenta sobre isso) e nada de fazer a resenha pro Tromba, desse magnífico livro de Paulo Coelho. 

Na verdade, é a segunda vez que leio o livro. Como havia muito tempo que eu o li pela primeira vez, eu li de novo para falar sobre ele pra vocês. 

O Monte Cinco, tem uma característica que eu gosto muito: Nele, o mais importante é o conteúdo de ricas mensagens  que o livro aborda. Este conteúdo, é bem mais importante que a história em si. E falando sobre a história, é importante saber que a história de O Monte Cinco se passa na antiga Fenícia - atual Líbano - em plena era das civilizações mesopotâmicas. O império egípcio já entrara em declínio e a região do médio Oriente vivia a ascensão dos impérios assírio e babilônico. Era uma época de muitas guerras e divisão de povos. 

Apesar de todos esses detalhes interessantes, o livro prende o leitor na jornada de Elias, um profeta de Israel, que, mediante ordens Divinas, viaja até Sarepta, uma pequena cidade no Líbano, onde é recebido por uma viúva, que o hospeda em sua casa. 
Lá, ele se defronta com uma nova cultura e a ameaça de invasão. Em um mundo conturbado por superstições, conflitos religiosos e tradições imutáveis, o jovem profeta vê-se envolvido num turbilhão de acontecimentos que acaba por levá-lo a enfrentar-se com Deus. 

É importante dizer também que o livro trás muita religiosidade  As vezes, temos impressão que estamos na verdade, lendo a bíblia. Mas ele não ofende, em nenhum momento, nenhuma doutrina religiosa, nem tão pouco, prega alguma religião. Na verdade, é um livro que fala sobre a luta interior, que todos os humanos passam sobre a terra: a luta do homem contra seu Deus e o caminho para encontrá-lo. 
O escritor inspirou-se num pequeno trecho da Bíblia (I Reis, 18:8-24) para contar a história de um homem frente às forças poderosas de seu tempo. 

Até que ponto podemos guiar nosso destino? - é a pergunta que atravessa O Monte Cinco, fazendo com que cada um busque a sua própria resposta.
Outro ponto importantíssimo e que conta positivo para o conteúdo do livro, é as mensagens que ele trás sobre o Inevitável. De acordo com o livro, toda vez que nos acomodamos a uma situação que não nos faz crescer, ou a uma situação que nos incomoda mas que não modificamos por puro comodismo, Deus atua com o Inevitável. Sabe aquele acontecimento que vem de repente, e destrói tudo que construímos? Pare e pense: todos nós passamos pelo inevitável. Ele vem em forma de morte de um ente importante, um acidente, uma demissão não esperada. 

O livro explica o inevitável e a importância dele em nossas vidas. Principalmente, traz mensagens que colaboram com a superação desses acontecimentos. 
É um excelente livro. Só não indicaria aos fanáticos religiosos. Se você, mesmo tendo uma religião bem definida, mas tem a cabeça aberta, quiser ler, vai adorar o livro. Extraia do livro  que ele tem de bom pra te oferecer e eu garanto que nele, há muita sabedoria. 

Frases Marcantes do Livro


Não há tragédia, mas o inevitável. Tudo tem sua razão de ser: você só precisa saber distinguir o que é passageiro, do que é definitivo.
-O que é passageiro? , perguntou Elias.
-O inevitável.
-E o que é definitivo?
-As lições do inevitável.

Todas as batalhas na vida servem para nos ensinar alguma coisa – inclusive aquelas que perdemos. Quando você crescer, descobrirá que já defendeu mentiras, enganou a si mesmo, ou sofreu por bobagens. Se for um bom guerreiro, não se culpará por isto – mas tampouco deixará que seus erros se repitam.

Há momentos em que as tribulações acontecem em nossas vidas, e não podemos evitá-las.Mas estão ali por algum motivo,só quando as ultrapassamos,entendemos porque estavam ali.

2 comentários:

  1. Realmente , este livro é excelente
    Parabéns por este post, hoje pela manha estou com vontade de ler voce!

    ResponderExcluir
  2. O que fica são as "lições do inevitável" e quando compreende-se isso a percepção de Tudo muda.
    Excelente síntese!

    ResponderExcluir

Atenção: Caso tenha blog, deixe o endereço do link sempre que comentar. Assim, todos os outros leitores curiosos podem visitar sua página.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Quando você comenta, me deixa muito feliz! Sua opinião é muito importante.
Tanto que vou até cantar uma canção: Você é lindo (a), mais que demais, você é lindo (a) sim, onda do mar.... (lá, lá, lá, láaaaaaa)

Pin It button on image hover