4

Borboletas de Origami

Mãos a Obra!


Tem muito tempo que eu não posto nada sobre artesanato. O "Mãos a Obra" anda mais que abandonado e só ressurgiu hoje por causa do pedido de uma leitora, Diana Silva, que pediu pra mostrar aqui no Tromba, algum tutorial que ensine a fazer as borboletas de origami que eu tanto falo. Seu pedido é uma ordem!



É bem fácil de fazer e muito agradável. Tirei 3 fotos das borboletas que eu fiz, um tempo atrás, pra enfeitar alguns lugares da casa. Além de lindas, elas trazem boas vibrações e harmonizam o ambiente.




Dá pra colocar nas paredes, nas maçanetas das portas, ou no centro das portas dos quartos ou da sala.
Basta usar a criatividade. Então, Mãos a Obra!

Tutorial:


A borboleta é moldada em uma folha quadrada, do tamanho de sua preferência, desde que o quadrado esteja perfeito.
Você faz então essas marquinhas que mostra a foto, dobrando o papal ao meio, tanto na forma horizontal quanto na vertical, dobrando também o risco que forma um X. Ou seja, o quadrado vai ficar com 3 tipos de riscos: o do X, um risco na vertical e outro na horizontal, como mostra a foto.










Volte a dobrar o papel ao meio na horizontal



















Mova as pontas das laterais para dentro do papel. A marca que você fez na horizontal auxiliará para que o papel fique para dentro. conforme as fotos a seguir.




Vai ficar como uma pequena pirâmide, vê?
Agora, dobre as duas pontinhas da pirâmide pra cima, assim como nas 2 fotos a seguir:




Vire a peça do outro lado, bem assim:


Pegue esse pontinha que ficou pra baixo e a leve para cima, fazendo uma dobra. A borboleta começa a se formar. Prenda essa pontinha que ficou pra cima, na base de trás. Ela irá formar a cabeça da borboleta, conforme a foto a seguir:











Fácil né? Essas são as asinhas da borboleta. Curve-as um pouco pra trás, pra ficar mais real, conforme mostra a foto.

A borboleta está prontinha! 



Se quiser, você pode deixá-la ainda mais charmosa com um pequeno arame, imitando as anteninhas. Você pode usar fio de pesca, arame bem fininho, ou fio florista. 















Ficou linda né? Sempre que eu via algum tutorial eu pensava que era difícil de executar, mas na hora que você começa a fazer, percebe que é super fácil, bem mais do que parece. Existem outras maneiras de fazer borboletas e todas ficam maravilhosas. Tenho a ideia de fazer uma parede cheia de borboletas de origami, com estilos diferentes. Vai ficar lindo!










Agora que você sabe fazer, basta usar a criatividade e decorar. Mãos a obra!




 

4 comentários:

  1. Ola! Obrigada pela borboleta é mesmo super facil de se fazer eu adorei vou indicar seu blog. Eu sempre admirei o origami sempre quiz fazer e sei que vou aprender muitos no seu blog. Beijos e obrigada pela atenção. Até a proxima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diana, eu não consigo parar de fazer origamis. Adoro demais! Que bom que você gostou! Até a próxima e volte sempre!

      Excluir
  2. Oi! Sou fã também de origami gostei muito da postagem sobre as borboletas e gostaria de aprender a fazer as garças japonesas vc sabe o nome. Gostei muito do seu passo a passo dá pra aprender direitinho. Fiquei feliz em achar o seu blog. foi um prazer conhecer. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Andrea! Que bom que você chegou no Tromba! Eu ainda não aprendi a fazer essas garças japonesas, mas vou pesquisar e aprender a fazer. Vi algumas imagens aqui e pensei que devem ficar lindas se colocadas na terrinha das jarras de plantas, não acha?
    Vê se volta sempre aqui e me manda fotos do seus origamis, tá? Beijos!!

    ResponderExcluir

Atenção: Caso tenha blog, deixe o endereço do link sempre que comentar. Assim, todos os outros leitores curiosos podem visitar sua página.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Quando você comenta, me deixa muito feliz! Sua opinião é muito importante.
Tanto que vou até cantar uma canção: Você é lindo (a), mais que demais, você é lindo (a) sim, onda do mar.... (lá, lá, lá, láaaaaaa)

Pin It button on image hover