0

Cupcake




Existem várias formas de fazer Cupcakes: algumas receitas são super elaboradas, onde você precisa inclusive de termômetro, batedeira potente e um ótimo formo. 
Mas depois de estudar várias receitas e assistir mil vídeos, encontrei uma receita perfeita porque a massa do bolinho é excelente. Sério mesmo, a melhor massa de bolo que eu já comi. E pra ficar melhor, é a mais fácil de fazer, não sendo necessário usar batedeira.
Ilustração de Samanta Flôor

A receita eu encontrei no Youtube, que ultimamente, eu venho usando mais que site de receitas, porque lá, a gente vê as pessoas fazendo suas experiências culinárias e é bem mais fácil de aprender. 

A receita e o vídeo é da Cacau Silva, que merece todo o crédito, porque ela e sua amiga fizeram o vídeo bem explicadinho e com muito carinho. Agora quem quer, vai conseguir fazer com as explicações delas.
No vídeo, elas ensinam fazer a massa do bolinho e o recheio que também serve como cobertura baixa. Esta receita de cobertura, fica uma delícia.
Mesmo já disponibilizando aqui o vídeo, vou deixar a descrição dos ingredientes no final do post, pra vocês conferirem, ok?

Mas a cobertura que o vídeo ensina, é bem molinha, não sendo possível fazer aquelas voltinhas com o saco de confeitaria. Mas também fica bem legal. Sem contar, que essa cobertura também serve de recheio para o bolinho. E sinceramente, eu vou aderir sempre essa cobertura, para rechear bolos e tortas, porque ela fica suave e muito saborosa. Muita gente recheia com doce de leite ou brigadeiro, mas eu acho que fica muito pesado e enjoativo. 



Muito fácil! Até eu que sou uma cozinheira desastrada, consegui fazer de primeira. Essa foto eu tirei do primeiro bolinho que eu fiz, assim que saiu do forno. Ficou uma delícia. Crocante em cima e macio por dentro. O meu ficou marrom claro, por causa do chocolate que usei, que é ao leite. Se você usar um chocolate negro, amargo, fica pretinho e bem bonito também. 


E assim ficou meu primeiro Cupcake, seguindo a risca a receita das meninas:


Como eu disse, a cobertura que a Cacau ensina não dá pra fazer aquelas voltinhas altas.
Eu vi no youtube que algumas meninas arriscam com o brigadeiro e resolvi testar em alguns bolinhos. Mas não gostei do resultado em questão de sabor. O brigadeiro é muito doce e depois que endurece, fica bem inconveniente, pois pesa muito no sabor do bolinho.


Então, nesse final de semana eu fiz minha segunda remessa de Cupcake e me arrisquei na cobertura alta. Estudei algumas receitas para cobertura de Cupcake. Como eu odeio glacê e o brigadeiro foi descartado, escolhi fazer a cobertura de Ganache de chocolate branco. Esta cobertura só leva creme de leite e chocolate. Mais nada! O meu eu pinguei um pouquinho de corante rosa. Você pode usar outras cores de corante. Essa é a vantagem de fazer a Ganeche de chocolate branco, porque você pode pintar. Mas a Ganache de chocolate meio amargo, deve ficar divina também e menos enjoativa. 



Depois de errar na medida do creme de leite, fazendo mais uma calda do que um creme, consegui acertar no ponto da Ganache, na segunda tentativa. 
É que eu coloquei mais creme de leite do que devia. E o creme ficou muito mole. Sendo impossível de fazer a cobertura alta.
Mas na segunda tentativa, medi corretamente a quantidade de creme de leite e than nammmmm!! 

Ficou legal né?

Deu certo, apesar da minha péssima habilidade com o saco de confeiteiro! Mas eu sou nova no ramo, então, sejam complacentes! U.U


Apesar da fata de habilidade em fazer as voltinhas, eu fiquei feliz com o resultado. Ficou alegre e bem bonito. Ganhei até um bilhetinho de congratulações, que encontrei ao acordar, na porta da geladeira, com direito a desenho de uma mestre cuca, que por acaso sou eu! U.U
Isso alegrou demais meu dia! Obrigada, amor! :)


Dicas:

Sobre a massa da Receita: 

Na primeira experiência, eu usei apenas uma xícara de açúcar e na segunda, eu usei conforme a receita: duas e meia. Achei que ficou melhor com uma xícara de açúcar, porque não fica muito enjoativo.

Sobre a Cobertura de Ganache:

Apesar de muito bonito, na questão sabor, a cobertura de Ganache branco deixa o cupcake muito forte. Mas é melhor que brigadeiro.
Se você for seguir a receita que eu sugeri no vídeo acima, lembre-se de colocar pouco creme de leite na panela. Na primeira tentativa, eu me distraí e coloquei uma caixinha inteira. Só depois que eu lembrei que eram apenas 125 ml. Então fiquei na dúvida, porque a caixa vem com 200 gramas. Mas meu nerd lindo me ensinou que 125 gramas, equivalem a 1/3 da xícara de chá. Daí deu certinho!

Quando eu for fazer aqui em casa, vou optar por usar a receita de cobertura da Cacau, que apesar de não ficar consistente pra cobertura alta, fica menos enjoativo, pois é bem suave e saborosa.  Mas foi bom aprender a fazer a cobertura cremosa, pois assim eu posso presentear os amigos. porque fica mais bonito.

Lembre-se que quanto mais enfeitado o cupcake, mais bonito fica. Vale a pena caprichar na decoração. Eu comprei essas forminhas super fofas aqui em BH, no Mercado Central. Mas como esse tipo de bolinho está na moda, você encontra forminhas decorativas facilmente.


A Royal até lançou uma edição especial de seu fermento. Uma caixa que vem 6 forminhas de silicone, em cores lindas. Eu comprei a caixa que tinha forminha lilás. Além de práticas, elas podem ser reutilizáveis e vem com 2 potinhos charmosos de fermento Royal. Bem bacana.

Também comprei confetes de chocolate coloridos, em formato de estrela e círculo. Fica muito lindo!

Ahhh, mas se você tem uma receita legal de Cupcake, manda pra gente! Como existem várias receitas, é sempre bom pesquisar outras formas de fazer esses bolinhos maravilhosos!

Ingredientes usados na receita:

3 ovos.
Uma xícara de óleo.
Uma xícara e meia de Leite.
Uma xícara e meia de açúcar.
Duas xícaras de farinha de trigo.
Meia xícara de chocolate em pó (não use achocolatado, pois fica muito doce. Se for usar achocolatado, não use uma xícara e meia de açúcar, mas apenas uma xícara).
Uma colher de chá de fermento em pó.

Para o recheio:

200 gramas de chocolate em barra.
Uma caixa de creme de Leite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Caso tenha blog, deixe o endereço do link sempre que comentar. Assim, todos os outros leitores curiosos podem visitar sua página.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Quando você comenta, me deixa muito feliz! Sua opinião é muito importante.
Tanto que vou até cantar uma canção: Você é lindo (a), mais que demais, você é lindo (a) sim, onda do mar.... (lá, lá, lá, láaaaaaa)

Pin It button on image hover