2

Preconceito

Minhã mãe me disse uma vez que todo mundo ao conhecer alguém, já sofreu ou sofrerá algum tipo de preconceito. As vezes, por sua cor, as vezes pelo modo que  veste. Até por causa de sua origem que, pode até ser boa, mas o preconceituoso julga que não tem o mesmo nível de beleza que a origem dele.

De acordo com minha mãe, o preconceito é algo sempre muito ruim, porque dificilmente ele desaparece.

Porque até mesmo quando a pessoa percebe que está equivocada quanto à você, volta e meia, o preconceito dela reaparece, ou seja, não importa muito seu esforço em fazer mudar essa situação. Qualquer coisinha que acontece, a pessoa pensa: eu sabia que não prestava.

Minha mãe me ensinou a abandonar o preconceito, desde muito cedo. Assim, não deixava de ser amiga de alguém, por causa de religião, nível social (seja de classe pobre ou rica), ou por causa de raça, da sua opção sexual, do seu peso ou de seu credo.

Mas infelizmente, ela não me ensinou a lidar com burrice alheia.
Se tem algo que eu não sei fazer, é tratar com indiferença àqueles que me julgam sem me conhecer, porque não tem nada que me ofende mais que isso.

Pura bobagem. Pois como já pensava minha estimável mamãe, a opinião do outro já está formada, por isso definimos de "Pre-conceito" e quase nada pode ser feito. Hoje eu entendo que minha mágoa, minha raiva, não vai mudar nada e eu ainda vou levar comigo, chateações e aborrecimentos.

Sinceramente, hoje em dia, chego a sentir pena dessas pessoas e não raiva delas. Deve ser ruim ter que limitar nosso meio social baseando-se nesses dogmas e conceitos.
A bem da verdade, se a pessoa não gosta de você sem ao menos te conhecer de verdade, o problema é todo dela.

E se tem uma coisa que a vida me mostrou muito bem é que a maldade alheia não é problema nosso. A Natureza das Coisas, A Vida, essa coisa divina e maravilhosa, trata de colocar todas as pessoas no seus devidos lugares.
Não é atoa que muitas ficam sozinhas, por exemplo, digerindo sua própria existência, sem utilidade nenhuma para ninguém.



2 comentários:

  1. o preconceito existe porque o ser humano esquece de DEUS ,o povo nao trata o proximo com amor,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente Esdras. Amor no coração sempre! :)

      Excluir

Atenção: Caso tenha blog, deixe o endereço do link sempre que comentar. Assim, todos os outros leitores curiosos podem visitar sua página.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Quando você comenta, me deixa muito feliz! Sua opinião é muito importante.
Tanto que vou até cantar uma canção: Você é lindo (a), mais que demais, você é lindo (a) sim, onda do mar.... (lá, lá, lá, láaaaaaa)

Pin It button on image hover