2

Receita Sambuca Kiss Nigellíssima


"Versão Sabriníssima"

Bolinho de chuva lembra mãe e infância né? Minha mãe sempre fazia pra minha irmã e eu, quando ela estava com preguiça de fazer algo mais apurado, como pão de queijo (kkkk, exigências de mineiro). 

Então dias atrás eu aprendi no programa da cozinheira Nigella essa receita, chamada Sambuca Kiss. Ela é muito parecida com os bolinhos de chuva de nossas mães, no entanto, como uma boa inglesa, Nigella acrescenta alguns ingredientes mais apurados, como uma boa bebida e creme de ricota.


(Para saber mais clica em Leia Mais!)


Esse bolinho da Nigella é tão simples como o bolinho de chuva da nossa infância.

A base é feita com creme de ricota, o que deixa o bolinho bem fofinho e cremoso. Sei que não é costume da comida brasileira, usar creme de ricota para bolos, mas fica realmente muito bom. E como dizia Adélia Prado, sempre é bom romper com os lemas de nossos brasões! Não bastasse, Nigella acrescenta ainda, uma bebida chamada Sambuca. Sambuca é uma bebida alcoólica italiana, originalmente incolor, com sabor de anis.

Receita Nigella

1 ovo
1/2 xícara creme de ricota
3 colheres de sopa de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
2 colheres de chá de licor Sambuca
1 colher de chá de açúcar
1 colher de chá de casca de laranja ralada
óleo de milho, para fritar
1/2 colheres de chá de açúcar de confeiteiro, para confeitar. 


Eu fiz a receita modificando alguns detalhes. No lugar da bebida Sambuca, que é importada e cara, eu usei essência de baunilha, ingrediente sugerido pela própria cozinheira em seu site, para se substituir a Sambuca. Também fiz o bolinho com e sem o creme de ricota.
Com o creme, ele fica mais macio (bem mais macio) e leve. Mas sem, também fica muito bom.
Aqui em Minas, é mais fácil de encontrar o creme de ricota pela marca Tirolez. Não achei com outra marca, então eu não sei de outra pra indicar. 

Forma de Preparo: 

Coloque o creme de ricota e o ovo em uma vasilha para batê-los suavemente e bastante. Acrescente açúcar e depois a farinha. Bata suavemente, e depois acrescente todos os demais ingredientes. 
Daí é só fritar. Frite com auxílio de  colheres, porque a massa deve ficar mais molenga do que cremosa. Para que o bolinho fique redondinho, basta acrescentar uma pequena porção com o auxílio das colheres, no óleo quente. Se você colocar porção generosa demais, os bolos ficam achatados, feios e desajeitados. 

Nesse momento, eu gosto de envolver a massa num pedacinho que queijo que seja bem salgadinho. Assim, eu pego duas colheres, pego uma pequena porção com uma, e coloco um pedaço de queijo, envolvendo o queijo na massa, com o auxílio das duas colheres. Faço assim, porque a massa fica bem mole e não dá pra "enrolar" ela no queijo, mas apenas envolver.

Nigella ensina que umedecer a colher no óleo ajuda muito no procedimento. Veja o vídeo e se delicie com a receita. Infelizmente está em inglês, mas como eu já passei a receita, fica fácil de entender o que ela está fazendo. 




Não gosto de açúcar refinado, então não uso. Mas se você gostar, basta jogar um pouco pelos bolinhos depois de pronto. Fica deliciosamente bom e barato. Receita mais simples que essa, só ovo frito. Então deixa de preguiça e pratique a cozinhaterapia !! Não esquece de me contar como ficou! :)

2 comentários:

Atenção: Caso tenha blog, deixe o endereço do link sempre que comentar. Assim, todos os outros leitores curiosos podem visitar sua página.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Quando você comenta, me deixa muito feliz! Sua opinião é muito importante.
Tanto que vou até cantar uma canção: Você é lindo (a), mais que demais, você é lindo (a) sim, onda do mar.... (lá, lá, lá, láaaaaaa)

Pin It button on image hover