4

Blogs removidos da blogosfera - O novo apocalipse zumb!

Vocês perceberam a quantidade de blogs que estão sendo removidos? Nos últimos meses, tenho notado um número alarmante de blogs (que eram voltados para o público em geral) que agora estão direcionando os leitores para aquela mensagem que informa que o blog está restrito para leitores cadastrados ou que o blog foi removido.


Dias atrás, fui visitar o Goimagine, que é um blog voltado para Goodies, tutoriais para que outros blogueiros possam enfeitar e modificar suas páginas. E qual não foi minha surpresa quando ao tentar acessar, apareceu a mensagem de acesso restrito. Como o blog tem a característica de ser aberto, desconfiei que tinha algo errado e enviei um Twitter para a dona, perguntando se ela tinha realmente fechado o blog. Ela me explicou que não, que havia um erro e que ela iria consertar em breve. 
Não sei como ela conseguiu resolver, mas ela conseguiu voltar com o blog dias depois.



O mesmo ocorreu com o Caos e Cafeína, blog que eu conheci e virei fã de imediato. Fiz amizade com a dona e adorava mesmo o blog, mas um dia, apareceu restrito. Ela até tentou fazer outro, mas foi restrito também e não tive mais notícias dela. O que foi uma pena, porque acabei perdendo contato e não sei se ela fez outro blog para eu poder acompanhar.

Agora a pouco, recebi atualização de postagem do Roda das Deusas, outro blog que acompanho e leio. A postagem foi criada há 2 dias, conforme imagem abaixo:


No entanto, quando eu clico em "mais" para continuar lendo, sou remetida à mensagem de remoção.


Inúmeros blogs que eu estou acompanhando (devo acompanhar mais de duzentos) estão fora do ar.


Pessoas que tiveram seu blog excluído


Há várias denuncias e reclamações de pessoas que perderam seu blog de um dia para o outro. No fórum "Grupos do Google" existem vários tópicos criados por blogueiros desesperados, que tiveram sua página removida sem nenhum aviso prévio.

Por que estão removendo os Blogs?


Blogs são excluídos quando são detectados como Spam ou quando seu dono infringe  os Termos de Serviço e a Política de Conteúdo  No entanto, semanas atrás, inúmeros blogs que não se enquadravam nesses problemas, foram removidos da blogosfera sem justo motivo.

Não se sabe exatamente o porquê. As informações que circulam pela internet afirmam que durante essas últimas semanas um bug atingiu o sistema que detecta os blogs com Spam, removendo-os equivocadamente. O Blogger parece ter assumido o erro, mas nem todos os blogs foram reativados.


Gadgets de terceiros com conteúdo malicioso causa exclusão


Outro problema que pode gerar a remoção é o Malwares. Aliás, penso que este seja o caso mais comum. Os Malwares são instalados pelo blogueiro através de Gadgets de terceiros. Ou seja, você vai todo lindo enfeitar seu blog, adicionando um contador de visitas de coraçãozinho, sem saber que no código desse gadget está um código Malware. Todos os casos que acompanhei de remoção ou mensagem de erro, era por causa desse maldito Malware. Pra você ter uma ideia, só de escrever o nome dele aqui já está dando mensagem de erro na postagem. Parece que a Google está empenhada em varre-los de uma vez. 

Quando isso ocorre, existe a possibilidade de acontecer 3 coisas:

1) O Blogger te notifica via email (raramente isso acontece, por tanto, nem espere)


2) O leitor será remetido para um aviso de Perigo. Nesse caso, o dono do blog percebe que existe conteúdo de risco na página e pode procurar remover o Gadgets contaminado

Isso aqui aconteceu no Tromba uma vez. Resolvi o problema clicando com o botão esquerdo, depois cliquei em inspecionar elemento. Lá eu mandei buscar a palavra Malware e facilmente detectei o Gadgets contaminado. Era um gif que eu havia colocado na sidebar.

3) O Blog será removido sem aviso prévio (é o que mais acontece)


Com essa onda de bugs e vírus, a melhor saída é manter sempre backup do seu blog, atualizado semanalmente. Assim, caso você venha perder o endereço, terá pelo menos todas as postagens, imagens e textos pessoais guardados com você. 

E caso o apocalipse venha acontecer, deve-se informar ao Blogger que ocorreu um erro. Claro que isso só vai funcionar se de fato seu blog não tiver infringido nenhuma das regras dos Termos de Serviço e a Política de Conteúdo, não conter Malware e não tiver na lista de Spam. 
Acesse o Suporte e escolha a opção que melhor descreva seu caso.

Onde posso adquirir mais informações?


Caso você esteja empenhado em recuperar seu blog, acesse esses tópicos que contém instruções e informações que podem ajuda-lo:

- Fórum Grupos Google (aqui você deixa seu relato e um monte de nerds benevolentes te ajudam a resolver. Deus os protejam!)

No mais, o que nos deixa mais triste é o fato de perdemos contato com pessoas e blogs interessantes. E tem muito blog bacana sendo excluído por aí. Por estas e outras razões, vou procurar add o blog ou o perfil do dono em outras redes de relacionamento, como o Twitter e o Plus. Assim, caso o apocalipse zumbi aconteça, você pode pelo menos acompanhar a volta do seu blog favorito.

Outra medida que os blogueiros estão tomando é a de imigrar o blog para o WordPress, que tem uma plataforma super charmosa e limpa. Nele, o índice de erro, bugs e exclusão é bem  inferior comparado ao Blogger. Até eu (que adoro o blogger) estou pensando em fazer um Tromba lá e ir imigrando aos poucos. Assim, se um dia isso acontecer, eu já tenho uma outra saída.

Se você já conseguiu escapar desse apocalipse, não esqueça de comentar como resolveu. Você pode ajudar muita gente desesperada nesse momento.

Um beijo e um queijo!


4 comentários:

  1. Nossa que medo! Vou até fazer backup do meu blog, tomara que não removem o meu ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Marina! Melhor prevenir do que remediar né? rsrsrs
      Eu também ando com medo, mas acho que se respeitarmos as políticas, deve ser mais fácil de recuperar, caso ocorra alguma coisa. Beijos querida! :)

      Excluir
  2. Gente eu nem estava sabendo disso!!! uma vez meu antigo blog deu um problema desses mais no dia seguinte eu consegui mexer nele normalmente só confirmando o meu número de celular...achei que isso fosse normal O.o
    Emily Jacky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puts! Então eu vou atualizar meu número de celular, porque o que está registrado é da era das cavernas. Se depender disso para eu recuperar meu blog, tô ferrada Emily! kkkkkkk

      Excluir

Atenção: Caso tenha blog, deixe o endereço do link sempre que comentar. Assim, todos os outros leitores curiosos podem visitar sua página.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Quando você comenta, me deixa muito feliz! Sua opinião é muito importante.
Tanto que vou até cantar uma canção: Você é lindo (a), mais que demais, você é lindo (a) sim, onda do mar.... (lá, lá, lá, láaaaaaa)

Pin It button on image hover