4

Caverna do Dragão - O verdadeiro fim

Quem cresceu vendo a Caverna do Dragão, leu várias fábulas sobre o fim dessa emocionante história. Uma delas, porém, chama muito a atenção: Ela conta que os garotos, na verdade, morreram e foram para o inferno. Não bastasse, Mestre dos Magos seria uma espécie de demônio que evitava a volta dos meninos ao mundo real e Tiamat um anjo que tentava levá-los ao caminho de volta. Mas seria essa versão a verdadeira?
Confira na matéria seguinte, o verdadeiro fim da  trajetória de Caverna do Dragão:




O final de Caverna do Dragão* - por Pablo Miyazawa
* matéria publicada originalmente na Herói 2000 #3, de outubro de 1999.
Edição e pesquisa: Matheus Mossmann





Mortos no Inferno


O ano é 1986. A mania dos RPGs (Role Playing Games) ainda era pouco conhecida no Brasil, mas o nome Dungeons & Dragons - o jogo mais importante do gênero -começava a surgir por aqui, na forma de um desenho animado exibido pela Rede Globo. Batizado de Caverna do Dragão, o desenho ganhou fãs e logo tornou-se um dos mais populares da época. Para quem não se lembra, a animação mostrava as aventuras de Hank, Bobby, Eric, Presto, Sheila e Diana, seis crianças que foram transportadas para um mundo paralelo enquanto brincavam em um parque de diversões. Acompanhadas pelo unicórnio, Uni, e ajudados (nem sempre) pelo misterioso Mestre dos Magos, os heróis tentavam exaustivamente retornar para casa, enfrentando no caminho o maligno Vingador e Tiamat, o dragão de cinco cabeças.

Produzido de 1983 a 86 pela Marvel Films em conjunto com a Dungeons & Dragon Corp., o desenho foi exibido pela CBS dos EUA. Depois de três temporadas e 27 episódios, a série foi encerrada sem uma explicação ou um final conclusivo. Hoje, quase 15 anos depois, alguns boatos começaram a circular pela internet sobre a existência de um "verdadeiro" episódio final do desenho. Entre as muitas versões da história, a que mais deu o que falar é a que dizia que os seis heróis morreram e foram para o inferno (!!!).



Mestre dos Magos é o Demo


A história é tão sinistra que é difícil não se surpreender. Segundo o boato, o dragão Tiamat seria na verdade um anjo, enviado para dizer que os garotos nunca conseguiriam retornar ao seu mundo... porque eles estavam mortos! Após um acidente fatal na montanha-russa, Hank e seus amigos morreram e foram destinados a permanecer para sempre no inferno. Lá eles estariam sendo vítimas das maldades do Demônio, que aparecia ora na forma de Vingador, ora na forma de Mestre dos Magos. Para auxiliar seu trabalho, o Coisa-ruim tinha a ajuda de Uni, que sempre impedia as crianças de retornar para a Terra. Esta trama macabra foi amplamente divulgada na Internet e tão bem contada que muita gente passou a tomá-la como sendo verdadeira. Para acabar com as dúvidas, a Herói 2000 conversou com dois roteiristas e o criador do desenho, que concordaram em uma coisa: é tudo papo furado!

Gary Gyrax, produtor e criador de Caverna do Dragão, é quem define: "Não há verdade alguma nisso. Nenhum episódio assim foi produzido. Tiamat não é um anjo e nem ajuda de maneira nenhuma".

Já Mark Evanier, um dos roteiristas da série, é mais enfático: "Isto é completamente falso! Apesar de vários finais possíveis terem sido discutidos, nenhum último episódio foi realmente produzido"

O escritor Michael Reaves, roteirista de oito episódios, completa: "Caverna do Dragão foi um desenho muito sombrio para sua época - tanto quanto é Gárgulas hoje. Nós o levamos o mais longe possível para um programa infantil". Apesar de Caverna ter sido um desenho à frente de seu tempo, Reaves diz que não haveria chance nenhuma de uma história deste tipo ter ido ao ar: "Os garotos não ficaram presos no inferno, nem o Mestre dos Magos é o demônio ou coisa parecida. Essa história toda é absurda", diz. Mas então, qual é a verdade afinal?



O verdadeiro Final


Ao final do terceiro ano da série, a CBS decidiu colocar no ar um episódio que encerrasse a temporada. Michael Reaves escreveu aquele que pode ser considerado o verdadeiro último capítulo da série: Requiem. "Este episódio foi escrito de forma que tivesse um duplo sentido, ambíguo e triunfante: se o desenho não continuasse, o final seria satisfatório; se continuasse, o episódio serviria de trampolim para uma nova direção".

Reaves finalizou o Script de Requiem em maio de 1985. Para sua surpresa (e a de todos), a série foi encerrada bruscamente e este roteiro acabou nunca saindo do papel. Gary Gyrax explica o fato:

"Em 85, a equipe do desenho se reuniu com os executivos da Marvel e da CBS e foi decidido que a série continuaria na temporada seguinte. Os seis garotos - mais velhos e experientes - seriam chamados de volta ao mundo da Caverna do Dragão pelo Mestre dos Magos. Três scripts do desenho foram feitos e eu até aprovei um deles. Mas algumas dificuldades surgiram. A D&D Corp. fechou e a CBS junto com a Marvel decidiu não continuar mais com o desenho. A nova série acabou cancelada antes mesmo de ser produzida". 

Caso resolvido e encerrado.


O final que ninguém viu


Requiem pode ser considerado o verdadeiro final de Caverna do Dragão. Escrito há quase quinze anos, a história traz algumas revelações surpreendentes e um desfecho que certamente agradaria os fãs. "Eu gostaria que o episódio se chamasse Redemption (Redenção), mas a emissora achou que este nome dava muito na cara", diz Michael Reaves. Com a série cancelada, o roteiro nem chegou a virar desenho. 

No entanto, o último episódio,escrito por Mickael Reavers foi traduzido e lançado no Brasil,em forma de E-Book.E. Baseado nesse Roteiro,o Designer Reinaldo Rocha criou essa Excelente versão em Quadrinhos.
Confira então, o verdadeiro fim da história Caverna do Dragão aqui no Tromba!




4 comentários:

  1. Ótimo Sabrina! Um prato farto para os fãs de HQ, eu também achava essa história que circulava na internet fantasiosa e absurda demais. Vou "devorar" essa história tão logo puder! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dario! Que bom que gostou. Mas vou te contar um segredo: eu acho a história inventada fantástica! Ela tem muito sentido. E pode ser que a ideia original fosse esta, mas abafada pelos produtos para que o desenho se tornasse popular. Perceba que o criador diz que o desenho era pesado demais para sua época. E a história "Caverna do Dragão" já existia antes de virar desenho né? Aproveite o quadrinho! Abraços!

      Excluir
  2. Muita gente acreditou nessa história quando surgiu (eu também no princípio hehehe), mas acho que alguns elementos forçaram um pouco a barra, o que fez os céticos de plantão (sempre eles) começarem a apontar as falhas, mas concordo que o lado fantástico da história encanta. E é verdade, Dungeons & Dragons é um dos RPGs mais antigos que existem, bem anterior ao desenho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é.... vai que na versão original a treta era essa !!! kkkkkkkkkkkk

      Excluir

Atenção: Caso tenha blog, deixe o endereço do link sempre que comentar. Assim, todos os outros leitores curiosos podem visitar sua página.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Quando você comenta, me deixa muito feliz! Sua opinião é muito importante.
Tanto que vou até cantar uma canção: Você é lindo (a), mais que demais, você é lindo (a) sim, onda do mar.... (lá, lá, lá, láaaaaaa)

Pin It button on image hover