9

A canção mais triste do mundo

Por ter sido trilha sonora de mais de 100 casos de suicídio pelo mundo, a música Gloomy Sunday, do compositor  Rezso Seress foi eleita a música mais triste do mundo.

A canção acabou ficando conhecida como “música húngara suicida” pelo fato de estar relacionada a pelo menos 100 casos de suicídio, incluindo o do próprio compositor, Rezso Seress.



Seress era um compositor que lutava para viver de sua música. Em 1933, ele acabou levando um fora de sua namorada na época, situação que o deixou completamente depressivo. “Gloomy Sunday” foi escrita como uma forma de desabafo. O compositor contou também com a ajuda de amigos artistas para deixar a letra mais poética e a melodia mais triste.

Depois de se tornar mundialmente conhecido por causa dessa música, Seress tentou se reconciliar com a ex-namorada da qual havia se separado quando escreveu a fatídica letra. Logo depois, ele ficou sabendo que ela tinha se matado por envenenamento. Ao lado dela, a letra da música estava escrita em uma folha de papel.

Em 1968 Seress pulou da janela do prédio onde morava em Budapeste. Sobre sua música, ele declarou: “Essa fama fatal me machuca. Eu chorei todas as tristezas de meu coração nessa música e parece que outras pessoas, com sentimentos como os meus, encontraram sua própria dor”.

Eu ouvi a Música e .....

Não senti vontade de morrer...rsrsrs
Talvez seja daquelas músicas que só sentimos mesmo quando estamos profundamente tristes. Não sei...
Mas na minha opinião, existem músicas muito mais tristes.
Eu tenho uma lista de 3 músicas que consideram mais triste de todas e uma delas, é, na minha opinião, a mais triste do mundo.

3º Lugar: Without You I'm Nothing, do Placebo

Amoo Placebo. Mas devo admitir que esta música é muitíssimo triste.

2º Lugar: Fake Plastic Trees da banda Radiohead 


Se acham que Gloomy Sunday é a música mais triste do mundo, Fake Plastic Trees deve ser a mais triste do planeta! A canção fala da submissão humana pela fugacidade das coisas. Nossa dependência pela materialidade e de como estamos submissos à artificialidade. Apesar da nobreza de nossos sentimentos, acabamos dependendo de certas transformações para agradar ao outro, nos transformamos em pessoas de plástico para nos moldarmos àquilo que é aceito. E pior, dependemos de certos objetos falsos para nos mantermos felizes. E isso émuito desgastante! Mas quem dera podermos ser tudo aquilo o que o outro queria, o tempo todo...


1º Lugar:  Bedshaped da banda Keane 


Na minha opinião, esta música é a mais triste do mundo. E não só a canção, mas o clip também. O bonequinho do clip, está nu, sozinho. Tem medo da luz do dia e dos olhares que a sociedade lança pra ele. É engraçado pensar que, as vezes, mesmo estando bem vestida e alimentada, me sinto como ele. E toda vez que passo na rua, e vejo alguém no chão abandonado, essa música me toca na cabeça. Depois dessa canção, eu entendi que nem sempre, as pessoas que vimos abandonadas nas ruas, estão nessa situação por questões econômicas. O que quero dizer, que nem todas foram para debaixo do viaduto, por falta de dinheiro. A falta de dinheiro foi apenas uma consequência de uma causa maior: a exclusão social, a falta de saída, o pânico ou o medo.

Eu evito ouvir essas músicas quando estou triste. Senão, vou acabar por realizar as premonições de uma moça que leu cartas pra minha mãe. Ela disse que sua filha do meio (que por acaso sou eu), era extremamente sensível e que ela deveria ter maiores cuidados comigo, porque ela suicidaria depois dos 35 anos. Que tenso!Eu descobri tudo depois de ouvir ela contando o caso pra uma vizinha. O bom disso, é que minha mãe passou a me tratar com muito mais paciência e benevolência...hehehe!!


Obs: Depois que eu publiquei esta postagem, recebi alguns comentários onde os leitores indicaram sua própria listinha de músicas tristes. Descobri muitas coisas interessantes, pois algumas músicas indicadas não foram consideradas tristes apenas por sua melodia, mas também por causa da história real por trás da canção. Vamos conferir?

Indicação Leitora Flávia.
Indicação Leitor MagnumDiaz De Sousa
Indicação Leitora Emily Jacky.


9 comentários:

  1. Sabrina, querida, descobri o blog há uns dias e já me apaixonei! Adorei este post tb.

    Eu acho Gloomy Sunday realmente muito triste e gostei das suas escolhas, embora concorde parcialmente com elas :)

    Placebo não me toca mto, mas Radiohead - principalmente Fake Plastic Trees - pega no meu fígado (amo, mas a evito em dias difíceis). Pra mim, a música (e o clipe) mais bodeante do Radiohed é esta: http://www.youtube.com/watch?v=BQvuykKYigY (nem é o clipe oficial, mas é tão singelo e tão real - apesar de ser uma animação - que me toca muito).

    Keane também me deixa ultra melancólica toda vez que ouço. Eu não conhecia esta música do seu post, mas é realmente mto boa. Everybody's Changing e Somewhere Only We Know, pra mim, são as mais tristes.

    bjs

    Flávia


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flávia, querida! Acabei de ver o vídeo do link que você deixou e eu amei, muitíssimo.
      É tão bom conhecer pessoas que tem quase que o mesmo gosto musical que a gente, (ainda que seja "parcialmente"...rsrsrs).
      Obrigadíssima pela visita! É bem vinda pra voltar sempre.
      Ter leitores assim, me enche de alegria.
      Beijos e fique com Deus!

      Excluir
  2. Olá cai nesse blog por acidente mas gostei muito.
    Olha as musicas são realmente tristes.
    Não sei se conhece essa música, mas vou deixar o link do video para dar uma conferida.
    O nome dela é "Runaway train do Soul Asylium '
    Espero que goste
    veja o video completo.
    http://www.youtube.com/watch?v=NRtvqT_wMeY

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Magnum!!
      Que bom que você gostou do blog.
      Eu adorei a indicação da sua canção. Mais a tarde, farei uma postagem mostrando a música aos leitores! Obrigada pela visita e pela indicação. Eu amei a música e de fato, ela é bem triste.
      Um beijo, fica com Deus!

      Excluir
  3. Tenho 3 músicas que eu considero triste!
    * A primeira é "breathe no more" do Evanescence que é uma das minhas músicas favoritas da banda.
    *A segunda é "Blind" do Placebo que tem uma letra que eu gosto muito e parece ser um sentimento meio doloroso.
    *E a terceira é "Mockingbird" do Eminem que ele fala do seu relacionamento frustrado com a sua ex-esposa,e canta para sua filha não ficar triste com tudo que aconteceu entre o dois,por isso essa música me emociona muito,por ele contar uma história de amor que não deu certo.
    Emily Jacky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emily, sua linda! amei suas indicaçoes! Ahhhh você ouve Placebo? Então te adoro ainda mais, porque eu amooooooo!
      Eu também adoro essa música do Evanescence e ela realmente é super triste.
      A do Eminem eu não conheço mas vou procurar pra ouvir aqui.
      Vou publicar suas indicações amanhã!
      Um beijo e volte sempreee!

      Excluir
  4. Oi, Sabrina Liddell! Vai aí minha contribuição para a lista macabra, rsrsrsrs... nem é tanto, na verdade, porquanto a letra fala de retomada de propósitos, e tal, mas a temática é fortemente depressiva. REM, "Everybody Hurts". Não sei como não entrou na lista ainda, acho super deprê. Bejios no coração. Ah, e um ótimo ano de 2014, que vc conquiste coisas fantásticas no ano que se aproxima. Segue o link:

    http://www.youtube.com/watch?v=5rOiW_xY-kc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isaqueu meu lindo! Eu amo Every.body Hurts. E ela é realmente triste! Ahhhhh, vou publicar sua indicação na próxima segunda! Ela é demais, realmente, tem que está na lista!
      Um feliz ano novo pra você querido! Que Deus ilumine muitíssimo sua vida profissional e te dê tudo que há de bom! :)

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Atenção: Caso tenha blog, deixe o endereço do link sempre que comentar. Assim, todos os outros leitores curiosos podem visitar sua página.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Quando você comenta, me deixa muito feliz! Sua opinião é muito importante.
Tanto que vou até cantar uma canção: Você é lindo (a), mais que demais, você é lindo (a) sim, onda do mar.... (lá, lá, lá, láaaaaaa)

Pin It button on image hover