6

Elaborando Metas para 2014

O ano já acabou! Não parece que os anos passam mais rápidos cada vez mais? Parece que Janeiro de 2013 foi ontem! 

Mas estou muitíssimo feliz e 2013 vai deixar saudades! Foi um ano excelente pra mim. Um ano que mudou minha vida para sempre. E eu atingi minhas metas, o que me deixa com imensa satisfação. 
Então vou contar pra vocês qual meu segredo para conseguir atingir minhas metas. Vamos lá?



Desde 2010 eu coloco na primeira página da minha agenda, de 3 a 4 metas. Já expliquei nesse post aqui a importância de se estabelecer poucas metas e a importância de estabelecer metas precisas. Tem gente que faz uma lista de 20 metas e quase sempre se sente frustrado por não ter conseguido alcançar nenhuma. O segredo é você saber diferenciar uma meta de um mero desejo ou de uma atividade qualquer.

Por exemplo, não devemos estabelecer como meta: emagrecer. Ora, pode ser que você emagreça um quilo e vai chegar ao final do ano com a sensação de que não atingiu a meta. Mas você apenas escreveu: emagrecer. É necessário ser preciso, esse é o segredo. Assim, o ideal seria: perder 20 quilos, por exemplo.

Outro exemplo: tem gente que coloca como meta "ser feliz". Nada mais generalizado e ambíguo. É como se você não soubesse o que te faz feliz e quisesse que uma intervenção divina despejasse felicidade por cima de você. O que te faz feliz? Pintar? Desenhar? Viajar? Então estabeleça como meta: Fazer uma Viagem por mês. 


Exemplo de como não estabelecer metas


Como estabeleço minhas metas:

Eu sempre estabeleço como metas, as atividades de suma importância. Pequenas atividades das quais quero me submeter, como por exemplo, fazer um curso, ler determinados livros, juntar dinheiro, viajar...tais atividades eu não chamo de metas e sim desejos ou tarefas. Esses desejos/tarefas são coisas mais fáceis de alcançar. Dependem mais da minha disposição, boa vontade. As metas, são a relação de coisas necessárias para que você atinja um sonho ou um bem maior. Por exemplo, eu quero ser juíza, então as minhas metas anuais, geralmente, são estabelecidas em função da jornada em ruma à magistratura. É assim desde 2006, o ano que ingressei na faculdade. Nesse ano, eu estabeleci 4 metas gerais para os próximos 8 anos:

1ª) Formar (2006 à 2010)
2ª) Montar meu escritório (2010 à 2011)
3ª) Advogar 5 anos (2013 à 2018)
4ª) Magistratura (2014 até passar)


Ou seja, são 4 metas gerais para alcançar o ideal: ser juíza. As metas gerais de cada ano eram subdivididas em mais 2 ou 3 metas. Por exemplo, quando me formei em 2010, tinha realizado a primeira meta geral. Para realizar a segunda meta geral, sabia que para advogar eu precisaria passar na OAB e de um  lugar pra trabalhar. Assim, minhas metas de 2011 foram:

- Montar escritório
- Passar na OAB
- Reduzir meus gastos em 30%.

Atualmente estou na 3ª meta geral, ou seja, advogar 5 anos. Nessa meta geral eu estabeleci 2 metas específicas: queria advogar no meu próprio escritório e depois em uma grande empresa. Desta forma, eu irei adquirir minha experiência jurídica necessária para a magistratura. 

Por isso, minhas metas de 2013 foram:

- Advogar para uma empresa de forma exclusiva:- Morar em Belo Horizonte: 

Ainda não escrevi as metas de 2014, porque ainda não comprei minha agenda. De qualquer forma, não costumo contar minhas metas, porque acredito que isso trás má sorte. Só falo delas no blog no final do ano, depois que já foram cumpridas. Mas isso é mera superstição, eu que acho isso. O importante é você planejar, escrever. 

Lembre-se das 3 regras de ouro:

1º) Peça: Diga o que você quer. Isso ajuda você entender o caminho a seguir. Como já dizia o Gato de Cheshire do livro Alice no País das Maravilhas: Se você não sabe para onde ir, pouco importa o caminho que irá seguir. E sobre esse prisma, será maior o risco de seguir o caminho errado. Saber o que se quer é essencial.

2º) Visualize: Por isso é importante escrever. Escrever ajuda a visualizar. E se você consegue visualizar, já é!

3º) Acredite que já é seu: Aja como se já tivesse conseguido. Isso atrai boa sorte e insere você no contexto. Lembre-se que pensamentos materializam coisas. O que você pensa, será e é. Fernando Pessoa costumava dizer que a única realidade da vida é a sensação. Isso porque, você pode viver num palácio, mas será pobre se tiver uma alma miserável. Tudo na vida depende de como você vê as coisas e de como acredita nelas. 



Veja também:
Promessas de Ano Novo




6 comentários:

  1. Eu não sou de fazer metas, fico maluca com elas e começo a me sentir frustrada, achando que tenho que cumprir tudo num dia só. Esse ano eu queria passar no vestibular pra psicologia, passei. Agora quero começar na faculdade e me esforçar bastante. Não quero pensar em mais nada, o que vier é lucro rs'

    Boa sorte com suas metas pra 2014!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você está certíssima, Marina. Um passo de cada vez. Você tem um grande desafio pela frente, que é a faculdade. Pra mim, o período da faculdade foram tempos muito difíceis. E durante os 5 anos, concluir o curso era meu único objetivo, como você pode ver nas minhas metas.
      Também te desejo sorte e sobretudo um pouco de teimosia, porque ela ajuda na hora que as coisas ficam difíceis.
      Feliz 2014 Marina!

      Excluir
  2. Amei esse seu post!!! e ajudou ainda mais no planejamento das minhas metas.Geralmente eu faço uma listinha gigante e coloco metas,atividades tudo misturado e depois percebo que tem coisas que eu nem queria de verdade.Vou começar minhas metas para 2014 já!!!
    Emily Jacky

    ResponderExcluir
  3. Que lindo post vc postou eu também tenho pensado em minhas metas pra 2014 e tenho algumas eu comecei um curso tecnico em enfermagem e pretendo terminar esse ano e depois entrar na faculdade de enfermagem que dura cinco anos e também tem os filhos que eu pretendo ter acho que um mas existem alguns probleminhas que tenho que resolver mas com fé em Deus, teimosia com vc disse e determinação a gente chega lá. Beijos minha linda adorei suas metas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mais importante você já fez, que é saber o que vc quer!
      Vou torcer por vc linda!

      Excluir

Atenção: Caso tenha blog, deixe o endereço do link sempre que comentar. Assim, todos os outros leitores curiosos podem visitar sua página.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Quando você comenta, me deixa muito feliz! Sua opinião é muito importante.
Tanto que vou até cantar uma canção: Você é lindo (a), mais que demais, você é lindo (a) sim, onda do mar.... (lá, lá, lá, láaaaaaa)

Pin It button on image hover