2

Sinceridade aparente

Hoje eu li esta frase, posta por um usuário na rede social que eu frequento, o Google Plus:

As pessoas estão tão acostumadas a ouvir mentiras, que sinceridade demais faz com que você pareça arrogante. (SIC)

Eu quis trazer esse pensamento pra vocês para fazermos uma análise crítica.
O que vocês acham sobre isso? Vocês acreditam que a sinceridade deveria ser melhor aceita do que a mentira?

Pois bem. Todo mundo sabe que 90% da população, principalmente os jovens, adoram usar esse jargão: Eu sou sincero, Eu prefiro ser sincero, Sou sincero porque não sou hipócrita.






Primeiramente, acredito que todo mundo é hipócrita. Segundo, todo mundo mente e terceiro, a sinceridade, na maioria das vezes, não passa de uma mentira, ou um recalque legitimado. É fácil você querer ser grosso ou mal educado com uma pessoa e depois justificar-se dizendo: Só estou sendo sincero.

Afinal,  o que é a sinceridade? Penso que aquele que se diz sincero, acredita que fala ou age de acordo com seus princípios, gostos e fundamentos. Ser sincero é ser leal àquilo que você pensa, sente e age. 

No entanto, o fato de você ter consigo uma formação intelectual sobre alguém, sobre algum fato, não quer dizer consequentemente que essa formação seja a verdade absoluta das coisas. E por haver uma possibilidade de você está equivocado, por minima que seja, melhor será que você guarde essa sinceridade, pra você mesmo.

Por exemplo: eu conheço Fulana. Fulana me irrita, porque eu a julgo mesquinha. Isso não quer dizer que fulana seja de fato mesquinha. Tanto, que muitas pessoas nunca pensaram assim dela. Então, se eu chego pra Fulana e digo: você é mesquinha, estarei sendo sincera. Mas não com ela, ou com o mundo, apenas comigo mesma. 

Sinceridade não deve ser justificativa pra você maltratar alguém, deixar de dar bom dia ou ser cortês. Se mentir é algo ruim, a sinceridade dita é pior que a própria mentira. Primeiro porque nem tudo o que pensamos é a verdade das coisas. E as pessoas agem como se a sinceridade delas fossem a coisa mais verdadeira e absoluta que existe. E não é. E se não é, melhor guardarmos nossa opinião e mantermos elevado o nosso caráter.


Então devemos sempre mentir? Ora, o fato de você guardar sua sinceridade, não quer dizer que você esteja mentindo. As pessoas tem essa mania de ser 8 ou 80. Uma coisa é você dizer, por exemplo, a verdade sobre si mesmo, porque ninguém melhor no mundo pra falar sobre seus sentimentos, do que você mesmo. Uma coisa é você dizer a verdade sobre algo que viu, ou um fato real que aconteceu. Dizer a verdade, não tem nada a ver com a sinceridade, assim como dizer mentira não tem nada a ver em não ser sincero. Muita gente é sincero mentindo, aliás.

Por exemplo, uma pessoa vive no seu pé e você não gosta dela. Um dia você diz: Eu não gosto de você. Tudo bem, você está relatando algo que você sente. Você não gosta dela. Este é um tipo de sinceridade que você precisa dizer, pra se proteger, se reservar e não enganar a pessoa. Nesse exemplo, você não está julgando a pessoa com a sua sinceridade. Você está descrevendo uma realidade que existe independentemente de qualquer coisa: Você simplesmente não gosta da pessoa. Isso é uma verdade e não um julgamento.

Acontece que muita gente adora atacar o outro, usando como desculpa, a tal necessidade de ser sincero: Eu disse que você é feia, mas estou apenas sendo sincero. Eu disse que você é gorda, mas estou apenas dizendo a verdade. Eu disse que você é burra, porque não posso ser hipócrita a ponto de dizer o contrário.

Eu já justifiquei muitos atos ruins meus, na tal sinceridade. Gostaria muito que, quando jovem, alguém tivesse me dito: Faça um favor pra você mesma: ame menos sua tal sinceridade e idolatre mais o seu silêncio.






2 comentários:

  1. Assim que li o comentário da pessoa já fiquei com raiva. Eu minto muito, mas não sobre o porque cheguei atrasada ou porque não fiz alguma obrigação, mas se uma pessoa me pede a opinião sobre algo que é muito subjetivo, e eu sei que o que eu penso vai ofender a pessoa ou deixar ela pra baixo, minto mesmo. Não acho certo, mas como você disse, a nossa opinião não é uma verdade absoluta. Se alguém me pede uma opinião sobre uma roupa que acho feia, eu digo algo como: não é algo que eu usaria porque não é do meu gosto, mas é bonita sim/fica bem em você. Ou qualquer coisa do tipo. Não gosto de gente que usa da sinceridade para humilhar os outros ou para ser arrogante. Existe uma grande diferença entre ser sincero e ser um babaca. Prefiro ser mentirosa a dizer verdades que eu poderia guardar apenas pra mim.

    Seus posts estão cada vez melhores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo que você disse descreveu muito bem o que eu penso. Também senti raiva quando li a frase. Dizem que ela é do Jô Soares e as pessoas adoram repetir essas coisas.

      Excluir

Atenção: Caso tenha blog, deixe o endereço do link sempre que comentar. Assim, todos os outros leitores curiosos podem visitar sua página.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Quando você comenta, me deixa muito feliz! Sua opinião é muito importante.
Tanto que vou até cantar uma canção: Você é lindo (a), mais que demais, você é lindo (a) sim, onda do mar.... (lá, lá, lá, láaaaaaa)

Pin It button on image hover