2

Dia da Mulher

Todos sabem que na data de 8 de março, comemoramos o dia da mulher. Quis trazer um texto de uma bela escritora para poder homenagear a todas as leitoras do blog.

O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, tem como origem as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada da Rússia czarista na Primeira Guerra Mundial. Essas manifestações marcaram o início da Revolução de 1917. Entretanto a ideia de celebrar um dia da mulher já havia surgido desde os primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto. (Fonte wikipedia)

O texto que escolhi é um poema da escritora Angélica Freitas, que faz de forma magistral, o registro das dificuldades femininas e a necessidade da mulher se submeter aos padrões sociais. Utilizando-se de ironia, ela faz um apanhado das características que são admiráveis em uma mulher pela sociedade e demonstra de forma nada sutil, a estupidez de tudo isso.



Acho o poema bastante pertinente porque, se no passado a mulher lutou por igualdade social e direitos políticos, atualmente ela precisa lutar contra um monstro ainda mais opressor: os padrões de beleza e de conduta social, que andam não só mexendo no psicológico de todas as mulheres (causando por exemplo a anorexia, dependência química, distúrbios mentais..) como também anda deformando o próprio aspecto, deformando sua imagem e essência. Ou não perceberam que nossas mulheres andam mais parecidas com uma boneca inflável ou um mero objeto de prazer masculino do que um ser humano de verdade?






















Depois dessas imagens de gosto duvidoso, vamos ao poema:





Me digam o que vocês acharam sobre a poética de Angélica Freitas! Eu particularmente, amo muito! Graças a Deus, existe literatura após Clarice Lispector.

Para ler o poema completo, clic aqui.

Parabéns mulheres!! Por todos os seus dias!

Onde se diz "Avó" leia-se "Sociedade".




2 comentários:

  1. Pra mim ai nem uma nem outra esta totalmente errada, tanto o homem como a mulher devem possuir uma familia o tal namoradinho que sua vovó quer dizer seria isso pabeniso a moça por suas conquistas mas lembro-a que par o ser humano deve se ter uma familia!!! e com o mesmo valor sua conquista nenhum é valido sem o outro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então você concorda com a Vovó, porque foi exatamente isso que ela quis dizer, só que com pouquíssimas palavras. A vovó fica feliz pelas conquistas da neta, mas a lembra que precisa arrumar um namorado. ("Ah, que bom! Quem sabe assim você não arruma um namorado?).
      No entanto, a ideia do quadrinho, por sua vez, não é menosprezar a instituição familiar, apenas registrar a conduta social de que as mulheres não podem ser reconhecidas por suas conquistas se elas não possuem um marido ou namorado.
      Para muitas pessoas, pouco importa os sucesso que a mulher alcançou. Se ela não tem namorado ou marido, não passa de uma solteirona fracassada. É disso que o quadrinho fala.
      Obrigada pelo comentário.

      Excluir

Atenção: Caso tenha blog, deixe o endereço do link sempre que comentar. Assim, todos os outros leitores curiosos podem visitar sua página.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Quando você comenta, me deixa muito feliz! Sua opinião é muito importante.
Tanto que vou até cantar uma canção: Você é lindo (a), mais que demais, você é lindo (a) sim, onda do mar.... (lá, lá, lá, láaaaaaa)

Pin It button on image hover