3

"I, Pet Goat II"


Eu venho falar com vocês hoje um assunto bem interessante e legal. Essa semana, encontrei pela internet, por acaso, o vídeo "I Pet Goat II" e fiquei fascinada. Eu encontrei sem querer. Na verdade, estava procurando um vídeo fofinho, espanhol, chamado "Cordas". Não encontrei o vídeo no youtube mas me interessei por uma outra figura na chamada de vídeos, que foi essa: 

Imagem do curta-metragem
Engraçado. Diz a teoria do Universo (O universo conspira a seu favor) que tudo que você pensa e é, atrai coisas relacionadas para você. Ultimamente, eu ando extremamente descontente com toda a forma de sistema social existente. Inteiramente indiferente aos movimentos sociais, bem como qualquer tipo de pensamento que remeta a a construção de sociedade. Resumindo, eu vejo o mundo da seguinte forma: somos todos escravos do poder e estamos todos distraídos. A liberdade que achamos que possuímos é falsa. E o mundo é um caos.

Minha indiferença pelas coisas do mundo é tanta, que cheguei num ponto que nem me daria ao trabalho de participar de algum movimento que segue tal pensamento, religião, sociedade ou grupo. Porque pra mim, cada uma dessas coisas, é parte da mentira. 
Mas tenho lido muito sobre essa construção, manipulação e armas do poder. Tenho lido principalmente sobre os Illuminati, e tenho achado tudo muito interessante.

Assim, creio que esse vídeo não apareceu pra mim por mera coincidência. 


"I, Pet Goat II"


Pelo que li sobre o vídeo, ele não é novidade pra quase ninguém. Tem sido bastante compartilhado na internet e elogiado por todos.
"I Pet Goat II" tem recebido muitos elogios por sua habilidade técnica e narrativa original. Embora não haja nenhuma narração ou diálogo, uma história elaborada é entregue usando a língua mais antiga e universal na História: Simbolismo. Através dos símbolos, o filme consegue entregar uma crítica mordaz da civilização ocidental de hoje, para descrever os seus males numerosos e mesmo prever sua queda inevitável. Mais importante ainda, uma decodificação completa do simbolismo do filme revela uma poderosa mensagem de iluminação espiritual com base em antigos mistérios. Embora esse aspecto esotérico do filme não pode ser entendido por muitos, é o cerne do filme e é apresentado como a solução definitiva para os males e corrupção do mundo de hoje. 
Vamos assistir? Mas prestem bastante atenção, porque o vídeo é cheio de simbolismo e possui muitos detalhes importantes. Se você prefere ver o vídeo na sua real qualidade, eu sugiro o acesso nesse link aqui, que remeterá ao site oficial da animação. Depois volte aqui pra saber mais sobre o vídeo. :)



Se o vídeo ficar pesado, assista este aqui, do youtube, que é bem mais rápido, apesar da péssima qualidade de imagem:


Entendendo o Filme: Que diabos eu assisti?

Foi exatamente isso que eu pensei. Expressão muito bem escrita no Knowledge is Power para expressar nosso sentimento ao ver o filme. No fundo, a gente desconfia do que se trata, mas precisamos ter mais fundamentos pra chegar a qualquer conclusão. Para isso, é necessário decodificar os enigmas do curta. Por conta disso, diversas pessoas estão a compartilhar informações e a investigar sobre os significados dos enigmas apresentados.

O site Knowledge is Power, trás o significado de algumas cenas. Vejamos o que diz o site sobre a cena de início:


A cena de Bush


O nome do curta metragem, "I, Pet Goat II", que no português quer dizer, minha cabra de estimação, é na verdade o nome de um conto. No momento em que as torres gêmeas foram destruídas, Bush estava em uma escola pública, realizando a leitura do livro para as crianças. O conto narrado pelo ex presidente é famoso nos EUA e fala de um enigma envolvendo uma cabra. Pra quem acredita que o ataque às torres gêmeas foi uma cilada dos EUA para legitimar o ataque no Iraque, esse tipo de enigma é um prato cheio:


"Nas semanas que precederam a invasão dos norte-americanos, o Talibã ofereceu por duas vezes entregar bin Laden para um país neutro para que fosse julgado, com a condição que os Estados Unidos provassem a culpa de bin Laden nos ataques. Os Estados Unidos, entretanto, se recusaram e logo depois invadiram o Afeganistão, e, junto com a Aliança Afegã do Norte, depuseram o governo Talibã". (Fonte: wikipedia)

O nome do filme é só um dos enigmas apresentados. Durante todo o curta, há desenhos, imagens e cenas que remetem a um fato histórico, previsões e acontecimentos.

Outra coisa interessante, é que no site oficial (Heliofant), você confere algumas fotos de personagens do curta-metragem, com suas respectivas legendas. O que ajuda a clarear um pouquinho sobre o seu real sentido. O site também brinca com pistas, deixando em algumas imagens, alguns quebra cabeças para serem decifrados pelo leitor.


Inúmeros sites tem trabalhado na definição dos enigmas do vídeo. Nesse canal do Youtube aqui, também tem uma resenha bastante interessante sobre a simbologia do filme. O rapaz explica cena por cena, pausadamente, da maneira que ele interpretou e dos enigmas que ele conseguiu codificar.

Quem quiser conferir o significado de outras cenas no site Knowledge is Power, o melhor que eu li até agora, pode clicar aqui.

Se você tem alguma informação sobre o vídeo, compartilhe nos comentários. Também vale dizer sua interpretação íntima sobre o curta. :)




3 comentários:

  1. Confesso que não entendi foi nada. Vou até ler toda a interpretação que você indicou, porque o vídeo não ficou claro pra mim. Vou dar uma olhada, aí volto aqui para dizer o que achei.

    ResponderExcluir
  2. Achei interessantissima as interpretações, as coisas começaram a ficar mais claras a medida que eu lia um pouco sobre o assunto. Achei esse video aqui com algumas interpretações também, vale a pena ver]: https://www.youtube.com/watch?v=oTBau4KVQ5U

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou inserir o link que vc sugeriu na postagem, Marina. É excelente!
      Eu fico feliz que você tenha achado o assunto interessante. Eu também achei bem legal ! É sempre bom saber mais e ler de tudo! :)

      Excluir

Atenção: Caso tenha blog, deixe o endereço do link sempre que comentar. Assim, todos os outros leitores curiosos podem visitar sua página.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Quando você comenta, me deixa muito feliz! Sua opinião é muito importante.
Tanto que vou até cantar uma canção: Você é lindo (a), mais que demais, você é lindo (a) sim, onda do mar.... (lá, lá, lá, láaaaaaa)

Pin It button on image hover