0

Miniinthebox, desrespeito ao Consumidor





No início do ano, pela primeira vez, realizei uma compra no Miniinthebox. Comprei um cubo mágico pra presentear meu namorido. A compra foi realizada em março deste ano.

Passados 3 meses, sem obter qualquer informação sobre o envio do produto, enviei um e-mail pelo site, requerendo informações de envio, já que não foi gerado nenhum código para eu poder acompanhar o transporte. 

Me disseram que a mercadoria já havia sido postada e que eu devia esperar. Esperei mais 2 meses e nada. 
Voltei a entrar em contato com o site e após muitos e-mails trocados, eles disseram que devolveriam meu dinheiro e que a mercadoria havia sido extraviada. 

O pior mesmo veio a seguir: Para devolverem o dinheiro, eu deveria requerer os valores através do sistema Paypal. Para se ter uma conta no Paypal é necessário ter cartão de crédito. E eu não trabalho com cartão de crédito, apenas débito. 

Enviei outro e-mail ao site, informando que eles não podiam limitar a forma de devolução dos valores. Expliquei ainda que eu não tinha conta no Paypal e não existia possibilidade de realizar uma conta nesse serviço, porque eu não tinha cartão de crédito.

Simplesmente me disseram que não podiam fazer nada e que a única forma de me devolver os valores seria pelo Paypal.

Tentei requisitar os valores utilizando a conta do Paypal do meu namorido, mas a solicitação foi recusada pela empresa. 

Conclusão: nunca recebi a mercadoria, nunca recebi um comprovante de que eles realmente me enviaram a mercadoria e não recebi nenhum apoio eficiente do site que, tudo que fez, foi dificultar que eu recebesse os valores perdidos. 


Nunca vi tanto desrespeito ao consumidor:


Eu faço compras internacionais pelo Aliexpress e pelo Ebay. Nunca tive problemas com esses sites de compras. A metodologia do Aliexpress é tão honesta, que após o tempo de garantia de compra, você pode abrir disputa e requerer seu dinheiro de volta. Acontece muitas vezes da mercadoria chegar e você já ter sido ressarcido pelo site. 

O Ali também informa o código de rastreamento, mesmo quando a compra é feita pelo frete grátis. 
Acostumada com toda essa prestação de serviço eficiente do Ali e do Ebay, fiquei simplesmente chocada com o descaso do Miniinthebox. 

Como advogada, eu poderia mover uma ação, mas sabiamente, prefiro considerar os seguintes fatores: Primeiro, eu perdi apenas R$70,00 e isso não é nada perto do fato de que eu nunca mais voltarei a comprar no Miniinthebox. Eu compro super bem no Ali e no Ebay e acredito que o verdadeiro lucro acontece quando o cliente retorna e compra reiteradas vezes. Segundo, o mais importante pra mim é poder ajudar outras pessoas a não caírem no mesmo erro que eu caí.

Falta de Suporte Eficiente e Respostas Robóticas;


O Miniinthebox é um site que deixa muito a desejar quando o assunto é dar suporte a seus clientes. O método é estabelecido a maneira deles, voltado a beneficiá-los. Você não sente nas respostas que eles apresentam, uma necessidade de não prejudicar o cliente: muito pelo contrário. Seus mecanismos apenas dificultam que seus clientes possam acompanhar as transações das mercadorias ou que possam ter seu dinheiro de volta em caso de extravio ou perda. 

Pra você ter uma ideia, as reclamações e as respostas a reclamações são todas direcionadas. Não ficam salvas no seu e-mail ou na sua conta do site. Suponhamos que você tenha uma reclamação a fazer. Então você deve entrar no site, clicar no link de reclamações e enviar o texto. Eles te mandam a resposta da seguinte forma: Te enviam um e-mail dizendo que sua resposta já está disponível no site. Você clica nesse link e é redirecionado para resposta. Após um tempo, esse link fica inútil e aquela resposta não existe mais. Ou seja, você não tem como guardá-la no e-mail ou na sua conta do Miniinthebox. É tudo apagado do mundo virtual. Será porque né?

As respostas são todas robóticas, textos prontos...é como conversar com uma secretária eletrônica. Não existe intermediador como ocorre no Aliexpress. Você fica a mercê da máquina que não individualiza seu pedido. 

O verdadeiro Problema do Miniinthebox:


Claro, existe muita gente que compra no Miniinthebox e sai satisfeito. Mas se você deseja mesmo comprar nesse site, é bom que tenho cartão de crédito e conta no Paypal para caso precise da devolução de seu dinheiro. E por experiência própria, não espere apoio e atenção dos colaboradores do site, como ocorre no Aliexpress ou Ebay. Se você tiver qualquer problema, prepare-se para ser lesado da maneira mais indigna que é possível, na cara dura mesmo. 

Qualquer pessoa que compre em sites internacionais sabe que é natural ocorrer algum problema. Não tem jeito, cedo ou tarde alguma coisa vai acontecer: ou a mercadoria chega danificada, ou é devolvida pela alfandega, ou é extraviada. É natural essas coisas acontecerem. O problema não é ocorrer esses erros, o problema é você perceber que o site tá se lixando quando alguma coisa dessas acontece com você. O Miniinthebox simplesmente não liga se você está ou não satisfeito. E por conta disso, não oferece suporte eficiente para solucionar essas questões. 

Ora, se tem que ter Paypal para se ter o dinheiro de volta, porque então não avisar aos consumidores antes que eles realizem a compra? Bastava apenas uma nota: "Informamos que em caso de perda, danificação ou extravio, a devolução do dinheiro só será efetuado pelo Paypal, sendo imprescindível que o consumidor tenha conta nesse serviço." 

Demora da Entrega


Quanto a questão da demora da entrega, é sabido que as compras feitas por sites internacionais demoram uma vida pra chegar. Mas se você pensa que demora chegar no Brasil, está enganado. Minhas mercadorias do Ali, chegam em até 15 dias, mas os correios brasileiros levam cerca de 4 meses pra efetuar entrega de compras feitas na China. No Aliexpress, os vendedores enviam rapidamente, geralmente em 4 a 15 dias. Mas no Miniinthebox não posso dizer nada, porque não me informaram código pra rastrear o produto, sendo assim, nem sei se realmente me enviaram alguma coisa. 

Reclamações que encontrei pela internet: 






















Fonte: Reclame aqui

O site Reclamão realiza um gráfico referente ao número de reclamações/soluções/resposta de várias empresa. Espia só como é o gráfico do Miniinthebox.

 Reclamações nas alturas, índices de respostas deploráveis e soluções muito aquém do nível da razoabilidade. 


Por estas e outras que fiz esta postagem, para alertá-los sobre o site. Pois como bem disse um consumidor nos comentários que eu selecionei, o Miniinthebox é uma caixinha de surpresa, nunca se sabe como ou quando você será terrivelmente lesado. 

Se você teve uma experiência ruim com o Miniinthebox ou outro site, não esquece de nos avisar nos cometários! A troca de informação entre os consumidores é nossa principal arma contra essas empresas desonestas. 









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Caso tenha blog, deixe o endereço do link sempre que comentar. Assim, todos os outros leitores curiosos podem visitar sua página.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Quando você comenta, me deixa muito feliz! Sua opinião é muito importante.
Tanto que vou até cantar uma canção: Você é lindo (a), mais que demais, você é lindo (a) sim, onda do mar.... (lá, lá, lá, láaaaaaa)

Pin It button on image hover