4

Pergunta para o seu namorado



Eu estou sempre "causando" com meus comentários nas redes sociais.  Eu não sei o que tem na minha forma de escrever que chamo atenção das pessoas com meus comentários. Acho isso muito bacana, mas quando eu comento com muita ênfase é porque realmente o assunto me deixou muito indignada. 

Ontem, num desses momentos que tudo que a gente quer é encontrar algo engraçado pra ler, inevitavelmente fui parar no site da Diva Depressão, que é um blog que eu realmente gosto muito, Morro de rir ao infinito, forever e além com as postagens.

Mas o assunto que me levou postar o comentário bombástico foi esse:





A postagem falava da última apresentação da cantora Paula Fernandes no Domingão do Faustão.
A cantora é super (mal) falada nos blogs de humor e de moda, devido ao seu bom gosto (só que não) para se vestir. 


Eu adoro blogs assim, porque é um meio alternativo de mostrar para as meninas alienadas que nem tudo que aparece na televisão é bonito. Na verdade, considerando as musas da rede televisiva (como Valesca Popozuda, Cláudia Leite, Sabrina Satto, mulher melão...) podemos facilmente concluir que esse meio de comunicação deveria na verdade ensinar exatamente o que não se vestir.

De qualquer forma, diante de toda a gozação que caiu nos comentários, uma observação de um leitor me chamou particularmente atenção:


Não foi realmente a parte em que ele diz sobre mulheres com dor de cotovelo que me chamou a atenção, mas a segunda observação, quando ele pede para que as mulheres perguntem aos seus namorados o que eles acharam do modelito, insinuando obviamente, que se os homens acham Paula Fernandes gostosa e sexy, necessariamente, ela se veste bem e que quem pensa o contrário deve estar apenas com inveja. 

Sério, eu tinha que deixar ali uma resposta:



Comentários como esse são super comuns, e não são apenas homens que tecem esse tipo de considerações, mas mulheres também, o que me deixa ainda mais indignada e triste!

Há um tempo atrás, vi a mesma linha de pensamento num comentário de uma postagem que falava sobre o novo corte de cabelo de uma atriz. Ela cortara as mechas radicalmente, acima da orelha, causando espanto em todos. Muitas gostaram, outras não, mas uma leitora respondeu o seguinte: Não cortem os cabelos meninas, porque homem não gosta disso, homem gosta de puxar o cabelo!

Longe de mim aqui, tecer considerações feministas, porque eu realmente desprezo movimento feminista, Mas onde cargas d´água essa alma dos infernos soube que homem é fonte confiável pra boa moda? Porque, por favor, me expliquem porquê, uma mulher deve necessariamente considerar a opinião de um homem na hora de concluir se ela está ou não se vestindo bem?

Se você me responder que a opinião dele é importante porque ela se veste pra conquistá-lo, você me dá um minuto porque eu vou fugir pras colinas! Afirmar isso é o mesmo que dizer que a mulher se veste única e exclusivamente pra atrair machos. O tempo todo?

É como se não tivéssemos vida além da reprodução. Como se fôssemos animais irracionais. A mulher não precisa expressar sua intelectualidade através da moda, como os homens fazem há séculos, ela não precisa se vestir adequadamente para o trabalho, ela não precisa expressar sua elegância e bom gosto, porque tudo que ela precisa ser é atrativamente sexy? 

E além do mais, atrair homens está muito além da forma de se vestir. Muitos homens, principalmente os mais ponderáveis e inteligentes, costumam admirar o jeito da mulher e analisar como ela prefere se vestir. As vezes acha divertido, as vezes ele acha sexy, as vezes ele acha vulgar. Cada um com seus problemas, o que não pode é nós mulheres aceitar essa imposição desmensurável de que nós temos que parecer bonecas infláveis, de que nós temos que deixar de ser naturais pra nos tornamos um objeto preparado em alguma clínica médica, a fim de satisfazer os prazeres masculinos.

Claro que todas nós mulheres devemos sim, nos cuidar e procurar nos sentir bonitas. Algumas mulheres querem ter o seios maiores e colocam silicone. Outras acham os seios grandes demais e fazem redução. Sem problema ou mal algum. Mas só eu ando percebendo o horror que está se transformando o padrão de beleza feminino? Mulheres musculosas, com cintura monstruosamente afinada, bundas imensamente rebitadas.....É como se não fôssemos mais humanas . Estamos nos tornando uma espécie de bonecas infláveis? Criou-se uma espécie de andrógeno que todas as mulheres devem necessariamente transformar para serem consideradas belas. Será que isso assusta só a mim? Só eu vejo monstros nessas imagens?


Ah, não meus queridos. E ainda dizem por aí que a mulher conquistou sua liberdade, que agora pode exercer livremente seus direitos e assumir o poder ao lado do homem. Não me façam rir!!! Onde que as mulheres estão livres? Em que planeta vocês vivem? Do que adianta ganhar direitos teóricos iguais se ela ainda precisa se submeter a esse tipo de coisa?

Tenho pena das meninas que entram nessa onda, sem mesmo perceberem. É lamentável, é assustador é arcaico. Ganhar direitos foi fácil, difícil é mudar toda a cultura sexista enraizada inclusive nos corações femininos. 




4 comentários:

  1. Eu concordo com vc que as mulheres não têm que se vestir para os homens, concordo que a feminilidade tradicional precisa urgentemente de mais defensores(as), concordo que o feminismo é uma merda e concordo que, na minha humilde opinião, essas mulheres que se vestem de homem são simplesmente feias.

    MAS, assim como nós temos o direito de usar cabelão e vestido de renda, deixa elas usarem o que elas quiserem. Eu acho isso feio, e acho a Valesca Popozuda uma ridícula, mas se nós podemos nos vestir do jeito que nos faz sentir bonitas e confortáveis, por que elas não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A postagem nem é tão referente ao modo de se vestir e sim no que as mulheres estão se transformando e o motivo verdadeiro dessa transformação, que a meu ver, está longe de ser para agradar a si mesmas. A questão é: porque elas estão se sentindo bem, mesmo se desfigurando? E em que elas estão se transformando?
      Aí é que está o problema invisível que pouca gente vê. Como você se sente bonita? Você se sente bonita se adequando aos padrões de beleza impostos. Quem está sendo verdadeiramente beneficiado por esses padrões e até onde isso continua sendo enquadrado nos níveis de normalidade. É necessário uma busca muito mais profunda que a simples argumentação: "_ah, elas se sentem bem assim, tudo bem_". Perceba que o problema está justamente aí. Não é legal, por exemplo, que uma garota vomite depois que ela come, porque ela se sente bem assim. Ou que se ridicularize porque ela se sente bem assim. Nem é normal que ela se sinta bem assim. Esta é a questão da postagem.

      Excluir
  2. Eu também tenho medo das mulheres das imagens! Não acho corpos assim femininos e muito menos bonitos, mas infelizmente é isso que está se tornando o padrão de beleza atual. Homens e mulheres que mais parecem cavalos do que gente. E se a gente critica, alguns vem com o argumento que é dor de cotovelo, inveja.

    O negocio não é como elas se vestem ou no que se transformaram, mas de uma certa forma todas nós acabamos sentindo uma pressão para ser assim também. Eu sou bem magrelinha e pequena, e o tempo todo me recomendam entrar na academia, sempre camuflando a tentativa de impor academia com os argumentos de "é saudável" ou "não é pela estética, é pela saúde". Minha saúde vai bem, obrigada. Eu gosto de como eu sou, me sinto bem com meu corpinho, não quero frequentar uma academia pra ficar enorme como um cavalo.

    E bem, sobre o comentário, achei muito boa a resposta, não sei porque as pessoas acham que a gente tem que viver pra agradar os homens, se quiser agradar, tudo bem, mas existe vida além disso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A pressão é grande Marina. Se você está gordinha, você não é bonita e nem "saudável". E se você está magrinha, também não é bonita e nem saudável. A única saída é o padrão colocado. A imposição é sútil, mas pesada: ela leva ao consumo, gastos com produtos, remédios, tratamentos estéticos e outros serviços. A indústria implementa o desejo, a expectativa e com isso ganha muito dinheiro, ao mesmo tempo que satisfaz o gosto dos homens, que são os que realmente mandam no mundo. Na minha visão as mulheres são as maiores vítimas. Estamos sempre sendo colocadas a prova. Nossos corpos são constantemente avaliados nas ruas, pelos amigos, pelos namorados. E todas mulheres aceitam isso e ainda se sentem culpadas por não serem iguais a essas anomalias que mostrei no post. É lastimável.

      Excluir

Atenção: Caso tenha blog, deixe o endereço do link sempre que comentar. Assim, todos os outros leitores curiosos podem visitar sua página.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Quando você comenta, me deixa muito feliz! Sua opinião é muito importante.
Tanto que vou até cantar uma canção: Você é lindo (a), mais que demais, você é lindo (a) sim, onda do mar.... (lá, lá, lá, láaaaaaa)

Pin It button on image hover