10

Quem lê Blog hoje em Dia?



Acho que todos da blogsfera estão sumidos mesmo. Parece-me que está ocorrendo uma grande mudança, já que a sensação do momento são os vlogs. Ver vídeo parece bem mais agradável e fácil que ficar logando em blogs pesados, com milhares de letras minúsculas. 

A bem da verdade, eu mesma ando mais frequente como telespectadora nos canais do youtube do que lendo blogs propriamente ditos. E antes eu lia inúmeros blogs todos os dias, era quase um vício. Então me pergunto: se eu mesma não tenho paciência, quem terá? Devo eu criar um vlog? Acho que ainda não me tornei tão prepotente. Espero evoluir.






Meu blog nunca teve uma direção para fora, mas quase que inteiramente para dentro. Quase 90% das postagens não são para instruir, informar, são apenas um desabafo. São apenas expressões particulares, que casualmente, alguém se identifica e lê. Uma espécie de diário eletrônico que começou até muito pessoal (devido minha imaturidade) e se tornou mais distante com o tempo.

Mas pensei em vários blogs famosos que eu lia e que hoje, as pessoas visitam apenas para dizer: "Legal seu blog, visita o meu. Bjos!". 

A tecnologia nos devora muito rápido. A vida dos blogs foi bem curta a meu ver. E atualmente, quem vive de blog deve desesperadamente pensar em criar um canal no youtube, ou irá perecer. Ainda bem que eu nunca vivi.



O bom disso é que ganhar dinheiro no youtube é bem mais real e fácil que unicamente num blog. Exitem vlogueiras que ganham respeitavelmente bem, ficando apenas em suas casas a se maquiar, ganhando produtos de grandes marcas, realizando palestras sobre como ser bonita e chic ao mesmo tempo. Quem não gostaria?

A maioria das famosas estão no ramo da beleza ou do humor. Muitas ganham até horário na televisão. Sempre me pergunto qual é a expectativa de futuro de vida dessas meninas, mas isso é uma pergunta incoerente de uma velha antiguada. Esse tipo de pergunta não se deve fazer, é quase uma ofensa. O futuro é agora, elas dizem. 

 Sinceramente, adoro e assisto a todas elas. Mas casualmente me dá um vazio imenso no coração. A gente que tinha saído do mundo frio da televisão, que banaliza, escraviza e vende, sentimos nos blogs uma forma mais pura de expressão e menos comprometida com a indústria. Você podia ler um texto sincero, uma opinião honesta sobre algum assunto ou produto, sem ser envolvido pelas mãos invisíveis do capitalismo. Parecia-me que participávamos de algo puro. 


Os canais do youtube até começaram assim também. Era hilariante ver um vídeo de uma menina que acabara de comprar um shampoo de uma grande marca e concluir que aquilo era apenas lixo. Ficávamos ali de sobreaviso. Hoje, praticamente todos os vídeos do youtube são propagandas disfarçadas de "análise" ou tutoriais. Se a vlogueira ainda não tem marca que a patrocina, ela busca falar de forma mais positiva que negativa de determinado produto, porque sabe que a marca patrocina outras vlogueiras e é promissora. 

Os assuntos abordados também me deixam entediada, as vezes. Praticamente todos os canais se resumem em beleza ou humor. Os papos são sempre artificiais, superficiais, sensacionalistas e vazios. Afinal, existe uma corrida, para quem aparece mais, tem mais inscritos, tem mais joínhas. Inscritos e Joínhas. Palavras que você sempre ouve no final dos vídeos: "se gostou, não esquece de se inscrever no nosso canal e clicar em joínha". 

Certinhas, elas. Pois uma coisa é escrever sobre sua opinião ou sobre seus sentimentos mais puros e verdadeiros. Outra coisa é falar sobre eles, expondo sua imagem em uma rede de canal. Coisa de gente ultrapassada. 


Observação: estou falando no feminino, mas a bem da verdade, nos vlogs, os meninos são presença forte e não menos artificial. Os vlogs masculinos me fizeram perceber que futilidade não é característica única de nós mulheres. O que dizer dessa imagem? 


No público masculino, são famosos os vlogs que abordam sobre tecnologia e vídeo game. Mas acho até pesado usar a palavra tecnologia, já que a maioria dos vídeos se limitam a análises de lançamento de celulares e aplicativos. Existe uma massa de supostos "nerds" que em sua maioria usam barbas volumosas, o indispensável óculos moderninho e, se tivermos sorte, algumas tatuagens. São irônicos e quase uma espécie de Freuds da nova era. Não vai faltar imagem de computadores e Iphones nos vídeos e nas chamadas dos vídeos. Barulhinho do Mário World também está sempre presente nos assuntos "nerds". Mas é claro, também existem aqueles que se arriscam nas análises de assuntos sociais relevantes para a comunidade, seguindo a mesma linha  nerd é claro. 


Como costuma dizer um amigo meu: "É o que temos pra hoje!" E os blogs ficaram pra trás, assim como ficarão os vlogs um dia. Fico pensando na nossa geração futura assistindo a estes vídeos. O que me faz pensar nos vídeos da YourTango que tenho usado para estudar inglês. Tenho amado esses vídeos vintage que brincam com a questão das redes sociais, a tecnologia e a banalização dos relacionamentos. Faz a gente pensar em como aquilo que entendemos por evolução de comportamento nos parece algo muito ultrapassado, quando visto sobre uma ótica mais analítica, distante e ampla.  


video

Adoro esses canais e como eu disse, tenho passado mas tempo vendo vlogs que lendo blogs. Mas esse estereotipo reiterado e constante tem me deixado entediada. Torço para ver assuntos mais legais e menos modinha nos vlogs. Vamos criar um canal assim?


10 comentários:

  1. Eu tenho um blog pq eu acho q é mais facil ter um publico cativo rsrsr

    Ps: isso de ser pessoal , n acho q seja ruim, as pessoas q vem falar com vc as vezes sao mais compreensivas ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Marlin Rose! Depois deixa o link do seu blog pra eu conhecer! :)

      Excluir
  2. Meu blog está parado porque estou ficando sem internet a semana toda, só nos fins de semana que volto pra casa que posso usar.

    Não gosto muito de vlogs ou blogs famosos porque todos que conheço falam das mesmas coisas, do mesmo jeito e com os mesmos estilos (como o tema do Mario World em coisas "nerds"). Pra te falar verdade, as pessoas estão me deixando cada vez mais entendiadas. Faz tempo que não conheço alguém que me dê vontade de conversar, bater um papo ou até de ver. O mesmo pros blogs, faz tempo que não encontro um blog que me dê vontade de ler. O seu é um dos poucos que gosto de verdade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Marina, que lindo ler isso. É tão bom quando encontramos com alguém que nos identificamos. Eu amo as coisas que vc escreve aqui no blog. Fico sempre animada quando entro no e-mail e vejo que o comentário é seu! :)

      Excluir
  3. ahh eu também tenho acompanhado muito mais vlogs do que blogs e fico realmente chateada quando vejo uns comentários no meu blog ou em outros blogs que são só para auto divulgação.Quanto aos vlogs eu costumo assistir os de "comédia" porque sinceramente não tenho paciência para os vlogs onde ensinam tutoriais,falam de moda e divulgam marcas porque ao meu ver é só para terem algo em troca,não que os vlogs de comédia também não queiram algo em troca,mas eu prefiro porque pelo menos eu dou boas risadas.Só acho chato alguns canais de comédia que ganham likes e inscrições por conta de ficarem falando palavrões em seus vídeos vazios u.u não sei se você reparou,mas tem uns canais que só ganham publicidade por conta de palavras impróprias e assuntos pornográficos que são considerados como comédia.
    Choices

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu reparei sim Jeice e isso tem me deixado bem chateada. Esses dias assisti um vídeo do porta dos fundos onde a mulher chamava sua própria genitália de buce(...) e coisas piores. O youtube está remunerando bem quem produz vídeos. Sei de gente que nem precisa trabalhar mais e a consequência disso é de fato a banalidade. Todo mundo quer chamar inscritos, custe o que custar.

      Excluir
  4. Eu particularmente prefiro ler do que assistir!
    Adoro blogs e quando as/os blogueiros começam postar só vídeo geralmente deixo de ver,acho que ler é mais próximo mais gostoso...
    Mas sei que tem muita gente que tem preguiça de ler, então acho que dá pra fazer os 2 ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Jac, muita gente tem preguiça de ler e outros ainda preferem a leitura. Particularmente, acho que o número dos que tem preguiça é bem maior...rsrsrs, infelizmente!
      :) :)

      Excluir
    2. RSRSR... Verdade a "preguiça" ou falta de "tempo" tem dominado o mundo, mas ler acrescenta muito e é uma delicia (eu acho)
      http://coracaodealfinetes.blogspot.com.br/

      Excluir
  5. Esqueci de colocar o link do meu blog :)
    http://coracaodealfinetes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Atenção: Caso tenha blog, deixe o endereço do link sempre que comentar. Assim, todos os outros leitores curiosos podem visitar sua página.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Quando você comenta, me deixa muito feliz! Sua opinião é muito importante.
Tanto que vou até cantar uma canção: Você é lindo (a), mais que demais, você é lindo (a) sim, onda do mar.... (lá, lá, lá, láaaaaaa)

Pin It button on image hover