2

Não custa tentar...




Yamamoto Tsunetomo






Yamamoto Tsunetomo, em japonês 山本常朝 Yamamoto Tsunetomo, (Saga, 12 de Junho de 1659 — 1719) foi um samurai, monge budista e filósofo japonês. Os seus comentários sobre o Bushido foram compilados no Hagakure, um guia espiritual para os antigos samurais, considerado atualmente um dos mais importantes escritos sobre o pensamento nipônico da antiguidade.


A palavra japonesa Hagakure significa "oculto nas folhas", formada pelos radicais ha ("folhas") e kure (do verbo kakureru, "ocultar, esconder"). Também pode ser traduzida como "na sombra das folhas". O Hagakure assegura que o Bushido é na realidade um caminho para a morte com honra, que o samurai deve estar preparado para enfrentar a morte a qualquer momento a fim de bem servir ao seu senhor.
Após ter sido compilado por Tsuramoto Tashiro, a obra ficou em uma relativa obscuridade, tendo sido amplamente divuldada no Japão somente no início do século XX e durante a Segunda Grande Guerra Mundial.

-Na Segunda Guerra Mundial, os pilotos japoneses kamikaze levavam consigo um exemplar do Hagakure em suas missões.
-O Hagakure também é conhecido como os Analectos de Nabeshima.
-Os originais do Hagakure estão desaparecidos há muito tempo.





2 comentários:

  1. Hmm, agora entendi daonde o Kiko tirou aquele negócio que ele fazia antes de chutar a bola

    ResponderExcluir
  2. Marina de Deus, eu nem tinha me ligado nisso. Realmente, ele faz exatamente isso! hahaha

    ResponderExcluir

Atenção: Caso tenha blog, deixe o endereço do link sempre que comentar. Assim, todos os outros leitores curiosos podem visitar sua página.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Quando você comenta, me deixa muito feliz! Sua opinião é muito importante.
Tanto que vou até cantar uma canção: Você é lindo (a), mais que demais, você é lindo (a) sim, onda do mar.... (lá, lá, lá, láaaaaaa)

Pin It button on image hover